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Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

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Vestuário deve liderar compras de Natal, estima Fecomércio-RS

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: WhatsApp-Image-2025-10-31-at-15.29.27-1-.jpg

Na percepção dos consumidores gaúchos, seus gastos no Natal de 2025 devem ser, em média, superiores aos do Natal de 2024. É o que aponta a Pesquisa de Final de Ano 2025 da Fecomércio-RS que realizou 385 entrevistas no período de 14 a 26 de outubro nas cidades de Porto Alegre, Passo Fundo, Caxias do Sul, Pelotas, Santa Cruz do Sul, Ijuí, Santa Maria e Uruguaiana. O levantamento mostrou que 85,2% das pessoas abordadas pelos pesquisadores afirmaram que comprariam presentes neste ano. Entre os que não vão comprar, as principais justificativas (40,3%) são ligadas a aspectos de restrição financeira, como não ter recursos ou estar desempregado.

Entre os tipos de presente mais frequentes estão itens de vestuário (61,1%), brinquedos (46,6%) e calçados (14,7%). Em 2025, o gasto médio, por pessoa, deverá ser de R$ 742,43 e cada presente custará, em média, R$ 166,93. As mulheres, como em pesquisas anteriores, deverão comprar mais itens: em média 4,6 presentes, enquanto os homens deverão comprar 4,2. O número médio de presentes adquiridos por consumidor em 2025 será de 4,4 unidades.

Entre os fatores determinantes para a compra, o preço foi indicado como fator determinante para a grande maioria dos entrevistados, sendo o mais citado em todas as faixas de renda pesquisadas. “No entanto, os lojistas devem estar atentos à qualidade dos produtos, atendimento e promoções, pois esses quesitos também foram bem lembrados pelos entrevistados.”, enfatiza o presidente do Sistema Fecomércio-RS, Sesc/Senac e IFEP, Luiz Carlos Bohn.

A Pesquisa mostra também que 42,9%  deverá realizar suas compras com até uma semana de antecedência da data. As compras realizadas com antecedência de duas a três semanas será a opção de 29,6% dos entrevistados, enquanto 24,2% realizarão com uma antecipação ainda maior. Essa forte concentração de consumidores na semana que antecede o Natal exige de lojistas uma intensa preparação de equipes no que se refere a atendimento e gestão de estoques, dado que a experiência de consumo é algo fundamental para a recorrência – elemento essencial para a dinâmica dos negócios. Os clientes tendem a voltar em lugares em que encontraram os produtos, os preços e o atendimento esperado. Entre os que presentearam em 2024, 65,7% indicaram que repetirão a loja onde foram comprados os presentes para o Natal passado.

COMPRAS DIGITAIS

As lojas dos centros das cidades continuam as preferidas para as compras para 61,6% dos entrevistados. A internet aparece em segundo lugar (26,2%) e os shopping centers em terceiro (23,1%). O fator mais determinante no momento de definir a compra segue sendo o preço para 61,3% dos entrevistados e a qualidade dos produtos foi o segundo aspecto mais apontado (42,1%). Entre aqueles que recebem 13° salário (63,9%), as compras de presentes de Natal deverá ser o destino da remuneração para 22,0%. Porém, o destino mais citado para o 13º salário será a poupança (27,2%) e pagar as contas do mês (24,8%).

O estudo também levantou que a forma de pagamento mais indicada foi o cartão de crédito parcelado (33,5%) com diferenças expressivas entre as faixas de renda, seguido pelo PIX (31,9%) com distribuição muito homogênea entre as faixas de renda. A Pesquisa de Final de Ano 2025 da Fecomércio-RS faz um diagnóstico sobre as intenções de compra dos gaúchos para o Natal tanto em aspectos quantitativos quanto qualitativos. O público-alvo foram consumidores com interesse em realizar compras para a data. A técnica utilizada foi a entrevista probabilística estratificada, em pontos de fluxo.

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