Cerca de 3,5 mil consultas, exames e cirurgias estão previstos no Rio Grande do Sul neste sábado e domingo em um mutirão realizado pelo Ministério da Saúde em entidades afiliadas ao programa Agora Tem Especialistas. Em todo o país, a participação será de 188 hospitais, que, juntos, devem realizar 61,6 mil procedimentos, dos quais 11,5 mil cirurgias.
Segundo o Ministério da Saúde, o foco é desafogar a demanda reprimida por cirurgias, especialmente gastroenterologia, urologia, ortopedia, cardiologia e plásticas reparadoras, em pacientes previamente agendados. Outros procedimentos também estão sendo oferecidos, como consultas especializadas e exames, a exemplo de ultrassonografias, tomografias, endoscopias, ressonâncias magnéticas e consultas especializadas.
Este é considerado o maior mutirão da história do Sistema Único de Saúde (SUS), e que terá, nesta edição, a adição inédita de Santas Casas e outras entidades filantrópicas, somadas aos hospitais universitários da Rede Ebserh e aos hospitais e institutos federais ligados ao Ministério da Saúde. No Estado, um dos locais participantes é a Santa Casa de Porto Alegre, que chamou por volta de cem pacientes para o mutirão, a maioria deles moradores da Capital. Três blocos cirúrgicos hospitais do complexo, o Santa Rita, São Francisco e Santa Clara, estão mobilizados.
“É preciso ressaltar a importância deste programa, que é algo que a Santa Casa valoriza muito, no sentido de que a demanda reprimida é algo que nos angustia bastante. Então, dar vazão adequada a estes pacientes é realmente importante”, disse o coordenador médico do segmento cirúrgico da Santa Casa de Porto Alegre, Daniel Azambuja.
Já os 45 hospitais universitários da Ebserh, ligada ao Ministério da Educação, realizam, neste sábado, a terceira edição do Mutirão no Dia E – Ebserh em Ação. Junto aos três institutos e seis hospitais federais, vinculados ao Ministério da Saúde, a rede ofertará, ao todo, 2,2 mil cirurgias, 9,2 mil consultas e 40,7 mil exames em todos os estados brasileiros. As duas primeiras edições, entre julho e setembro, realizaram mais de 46,7 mil procedimentos em mutirões do Agora Tem Especialistas.
Fonte: Correio do Povo