Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Conservas, molhos, doces e geleias ganham destaque nas mesas festivas

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: Kit-Brigadeiro-de-Colher-lancamento-da-Petry-Sabores-credito-divulgacao-002.jpg

Com a chegada do final de ano, as mesas e encontros natalinos ganham atenção, junto com alimentos que tornam as celebrações com amigos, colegas de trabalho e familiares ainda mais especiais. Os acompanhamentos se destacam, seja para pratos tradicionais como carne de suíno, peru e farofas, ou para opções como churrascos e aquele salpicão especial, sem esquecer das sobremesas que encerram a refeição, como tortas e cheesecakes.

Dentro desse cenário, a Petry Sabores, indústria de alimentos de Presidente Lucena (RS), apresenta novidades especialmente pensadas para o período mais simbólico do calendário. Como o cogumelo Champignon Petry. Inteiro, para quem aprecia textura e presença no prato. Ou fatiado, para quem busca praticidade. Um produto da linha de conservas que combina com estrogonofe, saladas, risotos, pizzas e qualquer outra criação que sua mesa pedir.

Com mais de 300 produtos em seu portfólio e distribuição superior a 5 mil pontos de venda em todo o país, a Petry Sabores igualmente assina as marcas Da Serra e Lippert. Chega no final de ano reforçando a sua identidade como referência nacional também nas suas linhas de conservas. Preparadas com processos artesanais, elas tornam-se protagonistas na composição de entradas, tábuas e pratos da temporada. Entre as opções, estão as cebolas em conserva, os ovos de codorna, a pimenta biquinho, brócolis, beterraba, cenoura, couve-flor e rabanetes. E as azeitonas, palmitos e pepinos. Esses também disponíveis nas versões picado ou fatiado.

NATAL

A linha de doces também assume um papel central nas confraternizações. Os doces em caldas ganham destaque na decoração de pratos, servidos junto com cortes de carne e em sobremesas. Entre as opções da Petry Sabores estão o abacaxi em caldas em rodelas, o figo em caldas inteiro e o pêssego em caldas pela metade.

O beijinho e o brigadeiro de colher, já tradicionais da marca, dividem espaço com o doce sabor avelã, opção versátil que agrada desde receitas elaboradas até o consumo direto. E as schmiers que remetem ao interior e às memórias coloniais, completam a mesa.

Outro destaque neste período são as geleias de abacaxi nas versões com pimenta, com hortelã ou com gengibre. E a de morango com pimenta ou chia. E a linha zero açúcar da Petry Sabores, igualmente vem ganhando cada vez mais adesão entre consumidores que buscam equilíbrio sem renunciar ao prazer da boa alimentação disponível nos sabores framboesa, banana, goiaba, morango, uva, abacaxi e amora.

Somado a este espírito de celebração, a Petry Sabores apresenta uma das principais novidades do período com o kit especial de Natal, pensado como presente afetivo para colaboradores, amigos e familiares. O conjunto é composto por três unidades de doce numa caixa que traz uma apresentação diferenciada nos sabores chocolate, panetone e café. Cada um com 255 gramas.

Os molhos especiais trazem sabores diferenciados e acompanham com perfeição aquela receita afetiva. Entre eles o molho de melado de cana com cachaça, o molho agridoce de pimenta vermelha e o agridoce de cebola caramelizada, o de maracujá com pimenta, e o molho de cereja. Que harmonizam perfeitamente com carnes, saladas e pratos típicos da temporada festiva, trazendo personalidade às refeições.

Últimas Notícias