Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Roteiro Blumendorf chega para impulsionar o turismo em Nova Hartz

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: WhatsApp-Image-2025-12-10-at-18.03.59.jpeg

O verão em Nova Hartz ganha novos sabores, cores e tradições com o lançamento do Roteiro Blumendorf. Uma iniciativa do complexo multifuncional Blumendorf para valorizar o turismo local e oferecer à comunidade e visitantes uma experiência cultural completa. No final de ano e no período mais quente do ano, o empreendimento apresenta o seu novo circuito. Que celebra a herança germânica, a cultura cervejeira e os cenários que contam parte da história regional.

O novo roteiro dominical contempla uma recepção ao som de bandinha alemã, almoço e sobremesas típicas no restaurante e cervejaria Blumendorf. Além da exibição de carros antigos, apresentações com cavalos, passeio de trem, visitação à capela ecumênica, anfiteatro e ao antigo moinho, preservados dentro do complexo.

O almoço apresenta um buffet inspirado na culinária da Alemanha. Harmonizando as cervejas artesanais produzidas no local com receitas típicas, como eisbein, salsichas artesanais, chucrute, pretzel e strudel, além de especialidades contemporâneas. O ambiente da cervejaria também abriga um Bierkeller, oportunizando quatro opções de rótulos, com Pilsen, Kölsch, Dunkel e a Bock. E para os apreciadores de vinhos e espumantes, a Blumendorf oferece uma adega que reúne rótulos regionais, nacionais e importados. E uma seleção de drinks, também com opções não alcoólicas.

Em clima de celebração e expectativas positivas, a proprietária do Blumendorf resume o significado deste novo momento para o empreendimento e para Nova Hartz. “Cada detalhe, da arquitetura ao cardápio, da ambientação aos jardins, reflete a filosofia do amor infinito. Um amor que vai além das relações humanas, abrangendo a conexão entre terra, água, tradição, fé e meio ambiente. E o Roteiro Blumendorf nasce desse propósito. E do nosso compromisso com a região. Sobretudo, do desejo de oferecer experiências que se transformam em sabor, arte e celebração”, adianta Ariane Ermel, proprietária do Blumendorf. Outro ponto que merece destaque são os investimentos no treinamento das equipes e no aprimoramento do receptivo, reforçando a hospitalidade, um dos pilares do Roteiro Blumendorf.

Últimas Notícias