
O Gad Insights, estudo proprietário da consultoria de marca Gad’, ganhou um novo formato na edição 2025. O relatório anual que analisa o comportamento das marcas ao longo do último ano, e sintetiza suas conclusões em dez grandes insights, chega em formato audiovisual (videocast e podcast), produzido em parceria com a ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing). Para discutir as principais tendências identificadas na 6ª edição do estudo, com o tema central “O resgate das origens”, o CEO do Gad’ Luciano Deos convidou João Clark, diretor de Marketing e Growth do Sicredi; Ana Cristina Estrada, professora de Branding da ESPM e consultora de marketing; e Patricia Takehara, diretora de Estratégia do Gad’.
O videocast/podcast Gad Insights 2025 aborda cada um dos dez insights que compõem o estudo, resultado de um amplo trabalho de observação, investigação e análise conduzido pela equipe da consultoria ao longo do último ano. Para Luciano Deos, o novo formato audiovisual amplia o acesso ao conteúdo do estudo e favorece discussões mais profundas sobre a evolução das marcas. “O videocast Gad Insights 2025 nasce como um convite para olhar o futuro sem perder de vista a essência. Em um mercado acelerado por tecnologia, dados e inteligência artificial, as marcas que permanecem são aquelas que compreendem o que lhes dá densidade e significado. O videocast fortalece esse diálogo, aproximando academia, mercado e lideranças empresariais”, afirma.
O programa aprofunda o debate sobre as transformações estruturais do mercado e oferece leituras estratégicas para empresas que buscam relevância em um ambiente de rápidas mudanças culturais, tecnológicas e comportamentais. O relatório mostra que o futuro das marcas nasce da autenticidade e que a sobrevivência das empresas depende de um retorno às raízes, à sua história e àquilo que resiste ao tempo. No videocast, João Clark analisa como marcas longevas, como o próprio Sicredi, com mais de 120 anos de história, equilibram inovação e memória, além da importância da reconquista da confiança do consumidor.
“Vivemos uma época em que se confia mais em pessoas do que em corporações. Há uma crise profunda de discernimento sobre o que é verdade e o que é mentira. Hoje, muitas vezes, a opinião publicada no Instagram por alguém próximo tem mais peso do que o trabalho de um jornalista que estudou anos para apurar e comunicar fatos. Essa desconfiança impacta todas as categorias e transforma a confiança em um atributo cada vez mais valioso. No setor financeiro, isso é ainda mais evidente. Em nossa pirâmide de atributos, confiança aparece, há anos, como o principal fator de escolha”, destaca João Clark.
A parceria com a ESPM reforça o compromisso da Gad com a formação crítica de profissionais e com a difusão de conhecimento qualificado para o ecossistema de branding e comunicação.