A goleada de 5×1 sofrida para o Vasco da Gama, em São Januário, agravou a crise no Internacional. Após o jogo, ainda no vestiário, a diretoria se reuniu e já tratava de montar o plano para a reta final do Campeonato Brasileiro. Nos últimos cinco jogos, o Inter venceu Ceará, fora de casa, emparou com Bahia e Santos, em casa e perdeu e para Vitória e Santos, fora de casa.

O primeiro passo foi dado no dia seguinte, com a confirmação da demissão de Ramón Diaz, seu auxiliar e filho Emiliano Diaz e os assistentes Osmar Ferreyra e Bruno Urribarri. O preparador físico Diego Pereira, que integrava a comissão técnica de Ramón Diaz, chegou a ter a sua saída anunciada, mas o clube repensou e optou por manter o preparador físico.
Nos bastidores do Inter, pessoas influentes e alguns dirigentes já entendiam que o treinador argentino deveria ter deixado o cargo na última pausa da Data Fifa, que ocorreu entre 09 de 19 de novembro. Porém, foram precisos 13 jogos, com apenas três vitórias, cinco empates, cinco derrotas e 35,9% de aproveitamento para que o presidente Alessandro Barcellos desligasse o treinador.
Odair Hellmann permanece no Athletico-PR

Odair Hellmann, técnico do Athletico-PR, que já comandou o Inter entre 2017 e 2019, foi o primeiro nome procurado. Mas o treinador não aceitou, pois está encaminhando a sua renovação de contrato com o Furacão. Odair tem ótimo relacionamento com a diretoria colorado, mas no contato explicou a sua situação contratual e que seria inviável uma saída neste momento.
Odair Hellmann chegou ao Athletico-PR em maio, com a missão te conduzir o Furacão para a elite do Campeonato Brasileiro. Naquele momento, o clube paranaense estava na 12° colocação da Série-B e ao final da competição, o Athletico conseguiu o acesso como vice-campeão.
O contato com Abel Braga
Na manhã de sábado, 29 de novembro, o diretor esportivo, D’Alessandro fez contato com Abel Braga. Em abril de 2022, Abel Braga havia anunciado que não trabalharia mais como treinador de futebol, mas seguiu atuando na área de gestão esportiva. Porém, o técnico campeão da América e do Mundo com o Inter em 2006, aceitou voltar ao clube como treinador pela atuação situação vivida pelo Colorado na tabela.
Depois da goleada sofrida para o Vasco da Gama, por 5×1, somado a vitória do Santos por 3×0 contra o Sport e aliado ao triunfo do Vitória no dia seguinte sobre o Mirassol, no Barradão, o Inter entrou na zona de rebaixamento.

Abel Braga chegou a Porto Alegre na manhã de domingo e já comandou o primeiro treino à tarde no CT Parque Gigante. Antes da atividade, o treinador Colorado conversou com os dirigentes e atletas para entender a situação interna do clube. O novo treinador e ídolo do Inter, vai buscar organizar a equipe taticamente, recuperar o anímico de jogadores que estão em baixa e apaziguar a relação da torcida com a diretoria.
Sobre a situação anímica dos Atletas, o lateral o Braian Aguirre, que foi substituído durante o primeiro tempo em São Januário após falhar no primeiro gol do Vasco, chorou no banco de reservas e já está confirmado entre os titulares para a partida contra o São Paulo.
A sua apresentação oficial, que ocorreu no estádio Beira-Rio, o presidente Alessandro Barcellos, revelou que Abel Braga pediu para trabalhar durante os últimos sete dias da temporada sem receber remuneração financeira. O Inter enfrenta São Paulo, na quarta-feira, na Vila Belmiro e fecha o campeonato contra o RB Bragantino, em Porto Alegre.
Durante a sua entrevista coletiva, Abel Braga falou que gostaria de trabalhar no clube em 2026, mas não como treinador. “É possível me ver em 2026 aqui, mas em algum outro cargo, fora do campo, quem sabe? Acho daria jogo com o D’Alessandro”, revelou.
Abel Braga chega ao Inter com a missão de livrar o clube do rebaixamento. O treinador estará acompanhado do preparador físico Elio Carravetta, um dos seus homens de confiança e do seu auxiliar técnico Leomir de Souza.