Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Salton apresenta linha Zero Álcool em voos nacionais da Azul

Crédito: Divulgação

Líder nacional em espumantes e referência em inovação no mercado de bebidas, a Salton apresenta nesta semana sua nova campanha para a categoria não alcoólica, “Leve como cada dia merece”. A novidade chega acompanhada de uma iniciativa estratégica: entre os dias 26 e 28 de novembro, passageiros de voos da Azul Linhas Aéreas que partem do aeroporto de Viracopos, em Campinas, são convidados a brindar a bordo com rótulos Zero Álcool da vinícola. A ação ocorre em voos com destino a Brasília, Porto Alegre e Recife.

A ativação marca o lançamento oficial da campanha e reforça o propósito da Salton de democratizar as celebrações, permitindo que todos possam participar dos rituais de brinde – inclusive em pleno voo. Os rótulos não alcoólicos da marca vêm ganhando espaço em todo o país e já estão presentes em 23 estados brasileiros.

Criada para acompanhar todos os momentos da rotina com frescor, sabor e zero preocupações, a linha Salton Zero Álcool reforça o compromisso da companhia em ampliar as possibilidades de celebração. “Queremos que todos possam brindar, sem exceções. A campanha destaca que viver bem pode ser simples, leve e natural, e que cada pessoa pode celebrar a vida do próprio jeito. Nossa Linha Zero Álcool mantém a qualidade e o sabor que definem os produtos da marca”, destaca Luciana Salton, diretora executiva da vinícola.

“Nosso objetivo é seguir agregando valor à experiência dos clientes em cada jornada da viagem. A parceria com a Salton levou aos voos uma nova alternativa de consumo, conectada aos novos hábitos e à diversidade de perfis dos nossos clientes”, afirmou Tariana Cruz, gerente geral de Marketing da Azul.

NOVOS PRODUTOS

Atenta à evolução desse mercado, a Salton ampliou recentemente sua linha não alcoólica e oferece opções para diferentes gostos e ocasiões. Os lançamentos mais recentes incluem o Salton Zero Álcool Rouge, elaborado com um corte de uvas tintas ideal para quem busca uma experiência aromática sem álcool, e o Salton Zero Álcool Tropical Blend, que combina uvas brancas com perfil leve e frutado, inspirado na vibração das frutas tropicais.

Eles se somam aos já conhecidos Salton Zero Álcool Baixa Caloria, Salton Zero Álcool Moscato e Salton Zero Álcool Rosé. “A variedade dessa linha reforça nosso propósito de oferecer bebidas que acompanhem diferentes perfis de consumidores. Essa busca por opções não alcoólicas vai além de uma tendência: é uma oportunidade de democratizar celebrações”, resume Luciana.

Últimas Notícias