Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Abel Braga é apresentado em oitava passagem pelo Inter: “Tenho convicção que não vai cair”

Treinador qua mais comandou jogos do Inter, Abel Braga foi apresentado neste domingo (30), após cerca de quatro anos desde o último trabalho na casamata colorada. Na sua oitava passagem, Abelão tem 340 partidas oficiais sob o escudo do clube. Em sua chegada, o técnico foi taxativo: “tenho convicção que não vai cair”.

FOTO: Ricardo Duarte/Inter

Em coletiva de quase uma hora, Abel destacou, em mais de uma vez, a confiança na permanência na Série A do Brasileirão. Para ele, o caminho para cumprir o objetivo passa por melhorar o anímico dos jogadores. “Precisamos de uma equipe confiante. Uma equipe de verdade. Aquela que joga em qualquer lugar do mesmo jeito. Tenho muita convicção de que o Inter será muito forte na quarta-feira”, afirmou. Para o jogo diante do São Paulo ele, inclusive, adiantou que Aguirre será seu titular: “Ele é o único confirmado no time. Errou, mas quem nunca errou? Passei confiança a ele. Ficou contente.”

Outro atleta alvo dos elogios de Abel foi Borré, com quem disse ter tido longa conversa e que o admira, assim como o futebol colombiano. Apesar disso, o treinador não falou se o centroavante será titular em seu time. Abel também indicou que montará um esquema para deixar Alan Patrick com facilidades para jogar. “Lá no Rio, eu fiz pressão para ele ir para a Seleção. Se tem um cara aqui que tem condições de fazer os outros caras jogarem é o Alan. Se a defesa está frágil e perdem gols na frente, ele fica sobrecarregado. Mas não queremos deixar ninguém com sobrecarga”, declarou.

FOTO: Ricardo Duarte/Inter

Além da convicção na permanência do Inter, outro ponto suscitado por Abel para seu retorno é pagar uma “dívida com o Inter”. Ele revelou que, em 2016, foi chamado para ajudar o clube a escapar do rebaixamento e, por uma decisão “lógica” declinou ao convite, mesmo tendo certeza na queda do time. “É uma mancha que tenho no meu coração. O Inter caiu e isso me marcou. Voltei pois acho que podemos reverter a situação e quero apagar essa mancha do meu coração.”

Ainda sobre o retorno de Abel, o presidente Alessandro Barcellos afirmou que o técnico, por iniciativa própria pediu para não receber salários. “Pediu um contrato sem sem remuneração. Foi uma decisão e exigência dele. Isso engrandece ainda mais a história dele no Inter,” disse o mandatário colorado.

D’alessandro

Diretor Esportivo do Inter, D’alessandro foi quem fez o primeiro contato com Abel. Segundo o treinador, ao receber a ligação do ex-camisa 10, pediu alguns minutos e, logo, retornou com a resposta positiva. Abelão ainda elogiou D’ale durante a coletiva de apresentação, o que emocionou o argentino: “O D’Ale parece uma formiguinha, está em todo lugar do campo. Ele merece ser o ídolo que é.”

São Paulo: primeiro desafio

Para o jogo diante do São Paulo, além da titularidade de Aguirre, Abel afirmou que já prepara mudanças. Sem tempo para trabalho, no primeiro treinamento, neste domingo, o profissional focou em passar aos jogadores sua ideia de tática e disse ter ficado impressionado com a capacidade dos atletas em assimilar seus pensamentos táticos. Com o objetivo de potencializar o pouco tempo para trabalhar, o Inter mudou a logística para o confronto contra o Tricolor Paulista – que ocorrerá em Santos. A viagem, anteiiormente marcada para a terça-feira (02/12), foi antecipada para a segunda-feira (01/12).

Polêmica

Fato que chamou atençao na coletiva de apresentação, foi um comentário, com teor homofóbico, que revelou em diálogo com D’alessandro. “‘Eu falei: não quero po*** do meu time treinando de camisa rosa, parece time de viado’. Ele (D’alessandro) falou: ‘já falei que tem de tirar essa camisa ae'”. Ironicamente, ou não, em uma das únicas três vitórias coloradas em casa no segundo turno do Brasileirão, o Inter usou um uniforme rosa, em alusão ao Outubro Rosa, reconhecida campanha de conscientização sobre o câncer de mama. A partida foi contra o Botafogo, em 4 de outubro, uma vitória por 2 a 0. Após isso, no Beira-Rio, o Inter venceu apenas o Sport pelo mesmo placar, em 19 do mesmo mês. Desde então, o Colorado não vence em casa.

Em publicação nas redes sociais, Abel reconheceu o erro e pediu desculpas pelo comentário. “Colorados e coloradas, em primeiro lugar reconheço que não fiz uma colocação boa sobre a cor rosa durante a minha coletiva. Antes que isso se prolifere, peço desculpas. Cores não definem gêneros. O que define é caráter. O Internacional precisa de paz e muito trabalho. Vamo, vamo Inter!”.

Últimas Notícias