Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Calor e movimento intenso marcam primeiro dia do Vestibular Ufrgs 2026

Foto: Letícia Pasuch / Especial CP

O primeiro dia de provas do vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) para ingresso em 2026 é marcado por sol, calor e movimento intenso no início da tarde deste sábado, dia 29. Ao todo, são mais de 22 mil pessoas aptas para a realização das provas neste final de semana – o maior número de inscritos dos últimos anos, cerca de 5% a mais que a edição anterior. Hoje, serão aplicados os testes de Língua Portuguesa, Literatura em Língua Portuguesa, História, Geografia e Matemática, com início às 14h.

Em um dos principais locais de prova, no Campus Central de Porto Alegre, a movimentação era grande antes mesmo da abertura dos portões dos prédios, às 13h30min. São 2.472 candidatos no local, que terá aplicação nas salas da Faculdade de Educação (Faced), Faculdade de Ciências Econômicas (FCE) e Faculdade de Arquitetura.

A estudante Giovana Carlotto, de 17 anos, está fazendo o vestibular como treineira, pois ainda não completou o Ensino Médio. “Estou um pouquinho ansiosa, mas acho que vou bem nessa prova, pelo menos. Como é para treinar, estou um pouquinho mais descontraída. Mas ainda assim, é uma ansiedade para conhecer a prova e saber como funciona”, conta.

Ela veio acompanhada dos seus pais, Lúcia Charão Carlotto e Giovani Carloto – ele se formou em Administração, e estudou no mesmo prédio que a filha fará a prova. “Nesse ano ela vai fazer um treinamento, então a gente está mais na expectativa mesmo do conhecimento da prova”, conta o pai.
“Entre os dois dias, acho que hoje é o meu forte, que é história, geografia e matemática. Estou bem esperançosa”, relata a estudante Letícia da Silva dos Santos. Ela veio de Tubarão (SC) para prestar vestibular, e chegou por volta de 11h30min no campus. “Para não correr o risco, e eu também recebi e-mail da própria instituição para chegar cedo”, comenta.

“Fiz o Enem e, no segundo dia, já me decepcionei. Vim aqui para ver como é que é mesmo”, brinca a estudante Maria Vitória Martin, de 17 anos, que acredita que está preparada para a prova. Ela está prestando vestibular para o curso de Engenharia de Alimentos, e chegou no prédio por volta de 13h para não ficar nervosa com imprevistos.

A estudante Julia Passos, de 18 anos, está fazendo a prova pela primeira vez. “Bate um nervosismo perto do momento, mas me preparei assim durante o ano e eu tô confiante”, conta. A moradora do bairro Lomba do Pinheiro pretende cursar Administração. Ela chegou no local de prova às 11h30min para não correr o risco de se atrasar. “Não conheço, é a minha primeira experiência, então, para não causar nenhum transtorno”, conta.

A reitora da universidade, Marcia Barbosa, relata ter boas expectativas com a prova, mesmo por conta do trânsito nos arredores.

“Vai ser um grande desafio, também porque temos uma obra em Porto Alegre acontecendo aqui perto do Campus Central. Tenho esperança que todo mundo chegue a tempo para estar presente nesse maravilhoso vestibular da melhor federal do Brasil. Temos sempre o desafio de que o nosso Campus do Vale tem um trânsito para chegar lá e as pessoas chegam em cima da hora, mas será este desafio que nós vamos vencer aqui com essa multidão, com esse calor humano”, pontua.

Provas seguem até este domingo

As provas, que seguem até este domingo, serão aplicadas em sete cidades do Rio Grande do Sul: Porto Alegre, Bento Gonçalves, Canoas, Gravataí, Imbé, Novo Hamburgo e Tramandaí. Em cada dia de concurso, os portões serão abertos às 13h30min e fechados pontualmente às 14h.

A divulgação dos gabaritos preliminares de todas as provas vai ocorrer apenas no dia 1º de dezembro, segunda-feira, após a realização dos dois dias de provas. A divulgação, em anos anteriores, ocorria após cada dia de aplicação de provas. Com a mudança, o prazo para recurso ao gabarito preliminar também ficará unificado, do dia 1º de dezembro até as 9h do dia 4 de dezembro.

Dos 22.743 aptos para a realização das provas, 14.762 optaram por concorrer pelo acesso universal e 7.981 se inscreveram em uma das oito modalidades de ação afirmativa (cotas). Em relação às ações afirmativas, a Ufrgs segue reservando 50% das vagas para ingresso por cotas para egressos do sistema público, incluindo também critérios raciais, de renda e de pessoas com deficiência. Desde 2025, a Universidade inclui vagas para autodeclarados quilombolas e o critério de renda para acesso a uma parte da reserva passou a ser de um salário mínimo nacional (R$ 1.518,00) per capita.

Na divisão por cidade de realização das provas, a Capital receberá 16.299 candidatos, sendo seguida por: Bento Gonçalves, com 1.737; Canoas, 1.623; Novo Hamburgo, 1.398; Gravataí, 914; e no Litoral, nas cidades de Imbé e Tramandaí, serão mais 772 vestibulandos aptos. Quanto ao local de residência, 10.553 candidatos residem em Porto Alegre; 10.960 em outros municípios; e 1.230 são de fora do Rio Grande do Sul – as principais cidades de origem são Florianópolis (81), São Paulo (72), Criciúma (66), Curitiba (62) e Chapecó.

Fonte: Correio do Povo

Últimas Notícias