Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

IESA Renault apresenta Boreal, o primeiro SUV médio da marca francesa do Brasil

Crédito: Divulgação

O Grupo IESA anuncia o lançamento oficial do Renault Boreal no Rio Grande do Sul. A apresentação aconteceu na ação descrita como “um dia exclusivo para sonhar grande”, reforçando a proposta aspiracional do novo SUV. O Renault Boreal foi o grande vencedor do Carro do Ano 2026 pela Revista Autoesporte. O Boreal apresenta design exclusivo e um porta-malas destaque na categoria, com capacidade de 586 litros, além de alta tecnologia embarcada, contando com cinco portas, teto solar panorâmico.

A experiência a bordo é elevada por um conjunto de comodidades que reforçam o posicionamento premium do SUV. Os bancos dianteiros contam com ajustes elétricos, memória de posição e uma relaxante função de massagem para o motorista, um diferencial no segmento. O conforto se estende aos passageiros traseiros, que desfrutam de um generoso espaço para as pernas, saídas de ar dedicadas e duas portas USB-C. Além disso, o Boreal pode ser equipado com um sistema de som premium da Harman Kardon, desenvolvido em parceria com o músico Jean-Michel Jarre, que conta com dez alto-falantes para proporcionar uma acústica imersiva e de alta fidelidade.

PERFORMA

O Boreal representa um salto ambicioso da Renault no segmento médio-premium. Produzido em São José dos Pinhais (PR), o modelo mede 4,56 metros de comprimento e tem um entre-eixos de 2,70 m, oferecendo espaço superior ao de muitos concorrentes. Com altura de solo de 213 mm, o Boreal alia presença robusta a praticidade e motor do turbo TCe 163 cv 270 Nm flex, com potência de 163 cv e câmbio automático EDC de seis marchas.

Além de sistema multimídia openR link com Google integrado e mais de 100 aplicativos, a versão inicial conta com controle de velocidade adaptativo inteligente, painel de instrumentos digital de 7″ e ar-condicionado automático e digital dual-zone. A tecnologia também eleva o Boreal a um patamar de segurança especial. Com uma visão de 360° com câmera 3D, o sistema embarcado no veículo fornece assistente de estacionamento dianteiro, traseiro e nas laterais, além de sistema de assistência em direção, entre outros.

Últimas Notícias