
Um Natal antecipado. Assim pode ser avaliada a pesquisa sobre o comportamento de consumo dos gaúchos na Black Friday feita pela Fecomércio-RS. Entre os entrevistados na pesquisa, quando questionados se realizariam compras na Black Friday, 56,4% afirmaram que realizariam compras em 2025, com projeção de gasto médio por pessoa foi de R$ 1.329,33. E entre os que farão compras na Black Friday, 64,1% responderam que aproveitarão a data para as compras de Natal. Praticada por uma parcela crescente do comércio no final do mês de novembro, a Black Friday tem mudado o perfil de consumo.
Ainda que tipicamente seja preferida para compras para uso próprio, a proximidade com o Natal acaba por atrair parte do consumo natalino, tipicamente marcado pela compra de produtos para terceiros.
Eletrodomésticos, vestuário e eletroeletrônicos. Esses são os itens mais procurados pelos consumidores da Black Friday. Assim, os Eletrodomésticos (37,3%), seguido de Vestuário (18,0%) e Eletroeletrônicos (11,5%) deverão ser comprados na data que se consolidou no cenário de consumo brasileiro.
O levantamento também mostra que o local mais indicado pelos entrevistados que vão comprar na Black Friday são as Lojas do Centro (58,5%), seguido pela Internet (34,1%) e Shoppings (15,2%). Em comparação com 2024, os entrevistados afirmaram que pretendem gastar uma quantia superior à realizada no ano anterior.
Entre os entrevistados que indicaram intenção de comprar na Black Friday e que haviam comprado em 2024, 27,2% afirmaram que irão gastar menos ou muito menos do que no ano passado, enquanto 46,4% das pessoas pretendem gastar mais ou muito mais; 26,5% devem gastar o mesmo que na Black Friday de 2024.
A Pesquisa de Final de Ano 2025 da Fecomércio-RS teve como público-alvo consumidores com interesse em realizar compras de Natal, entrevistados no período de 14 a 26 de outubro de 2025. Foram realizadas 385 entrevistas na principal cidade de cada Região Intermediária do Estado: Porto Alegre, Passo Fundo, Caxias do Sul, Pelotas, Santa Cruz do Sul, Ijuí, Santa Maria e Uruguaiana.