Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Climatempo apresenta ferramenta inédita que revela as condições ideais para churrasco

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: sol.calor_.tempo_.clima_.jpge_.jpg

Realizar um churrasco com os familiares e amigos, muitas vezes, vai além de fazer um convite e garantir os comes e bebes. Se o clima não ajudar, o churrasco pode esfriar. E para evitar surpresas e ajudar as pessoas a definirem melhor quando e como farão essa confraternização, a Climatempo, a maior e mais reconhecida empresa de consultoria meteorológica e de previsão do tempo do Brasil e da América Latina, acaba de criar o Índice de Churrasco , um indicador que mostra se as condições meteorológicas estão favoráveis para fazer um churrasco ao ar livre ou em área coberta.

A novidade reforça o compromisso da Climatempo com inovação, traduzindo ciência em linguagem cultural e aproximando a meteorologia do cotidiano dos brasileiros. Além de útil, o Índice nasce com potencial para inspirar ativações de marcas, conteúdos criativos e campanhas baseadas no clima em um formato de mídia contextual que cresce entre anunciantes em busca de relevância real.

O Índice de Churrasco Climatempo considera e combina fatores como insolação, nebulosidade e temperatura e apresenta cinco variações, conforme as condições meteorológicas do período consultado.

“A ferramenta torna a experiência de consultar o tempo mais leve, intuitiva e conectada a um hábito brasileiro muito presente no lazer: reunir-se ao redor da churrasqueira, mostrando a tendência mais recente das condições meteorológicas, colaborando na hora de tomar a decisão sobre como o onde fazer o churrasco”, afirma Carolina Kannenberg, gerente de produto B2C da Climatempo.

O nível “Em área coberta” indica tempo instável, recomendado para churrasco apenas em um local protegido ou varanda coberta. Já o índice “Melhor em área coberta” mostra que o dia tende a ter instabilidade ou temperaturas mais baixas, sendo mais seguro manter o churrasco em local coberto. No “Tá valendo”, mesmo que as condições não sejam totalmente ideais, ainda dá para aproveitar o churrasco ao ar livre. O nível “Dia ideal” representa tempo aberto, com poucas nuvens, criando um cenário favorável para fazer churrasco ao ar livre. Por fim, o nível “Perfeito” indica tempo quente e ensolarado, excelente para realizar o churrasco em área externa.

“Essas variações mostram de forma intuitiva se o momento está mais favorável para um churrasco em local fechado ou aberto, de modo que o usuário do nosso site pode planejar com antecedência a realização do evento, sem se preocupar com o tempo mudando repentinamente”, afirma Carolina.

O Índice de Churrasco pode ser consultado no site da Climatempo, na lateral direita das páginas de previsão para Hoje, Amanhã e 15 dias. Na previsão de 15 dias, o Índice Churrasco indica a condição para o primeiro dia, ou seja, correspondente ao mesmo dia exibido em “Hoje”.

“Além de facilitar o planejamento das confraternizações, o Índice abre portas para marcas que desejam se conectar a momentos de lazer, consumo e bem-estar, especialmente em campanhas sazonais e ações que se beneficiam da mídia climática contextual. Com o público consultando o índice diariamente, anunciantes têm a oportunidade de associados sua mensagem exatamente ao momento em que o clima favorece o churrasco”, afirma Murilo Franco, Head de Mídias da Climatempo.

O lançamento também reforça o posicionamento da Climatempo como uma plataforma que une meteorologia, cultura e inovação, criando novas formas de relacionamento entre clima, público e marcas, assim como já fizeram Dove e Cerveja Sol, que transformaram dados climáticos em campanhas de alto impacto.

Últimas Notícias