
Em celebração ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, a Arcos Dorados, operadora do McDonald’s no Brasil e em 21 países da América Latina e Caribe, divulga resultados estruturais que consolidam a evolução contínua da marca na agenda de equidade racial e inclusão. O ano de 2025 marca a representatividade total de pessoas negras de 64%. Nas posições de Supervisão e Coordenação, houve um salto de onze pontos percentuais, saindo de 35% para 46%.
Na Gerência e Gerência Sênior, a presença de profissionais negros mais do que dobrou. E entre as lideranças gerais, o aumento foi de 31% para 42% — um crescimento de onze pontos percentuais no período. Esses resultados ganham ainda mais relevância quando lembramos que, segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), apenas 2,1% de mulheres negras e 2,1% dos homens negros ocupam cargos de gerência no país. No âmbito corporativo, as contratações afirmativas registraram alta de 170% na entrada de profissionais negros.
Esse movimento tem sido fortalecido por iniciativas alinhadas aos pilares do MOVER e adaptadas à realidade da Arcos Dorados. A criação do Dashboard de Diversidade & Inclusão e a ampliação do Censo Étnico-Racial — ferramentas que integram dados sobre raça, gênero, identidade e outras dimensões da diversidade — ampliaram a visibilidade sobre grupos sub-representados e permitiram decisões mais precisas e baseadas em evidências. O Censo se consolidou como um instrumento central para compreender o perfil das equipes e orientar ações que apoiem inclusão real em todos os níveis da companhia.
Segundo Fábio Sant’Anna, Diretor de Gente, Diversidade e Inclusão, esses avanços resultam de decisões estruturadas e intencionais. “Hoje, olhamos para trás com orgulho e para frente com ambição. Desde antes da adesão ao MOVER, com a criação do nosso Comitê de Diversidade & Inclusão em 2018, temos nos fortalecido e aumentado a representatividade negra em posições de liderança. Tivemos um salto significativo com a revisão dos processos de promoção interna, e seguimos comprometidos em criar oportunidades para todas as pessoas. Para além de atingir a meta do MOVER, queremos chegar a 2030 com 52% de lideranças negras nas estruturas de operações e corporativa. Certamente, as trocas e contrapartidas desta aliança têm sido fundamentais para concretizar essas projeções no futuro.”