Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Prêmio Revista Sabores do Sul celebra 18 anos

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: Gastronomia-scaled.jpg

A gastronomia gaúcha chega à maioridade com uma celebração à altura de sua trajetória. No dia 24 de novembro, o Grêmio Náutico União, em Porto Alegre, recebe a 18ª edição do Prêmio Revista Sabores do Sul, evento que há quase duas décadas reconhece os profissionais, os sabores e as histórias que moldam a identidade culinária do Rio Grande do Sul.

Com o tema “18 anos de Sabores, Histórias e Conquistas”, a edição de 2025 marca um capítulo de maturidade e consolidação. O Prêmio tornou-se o principal observatório da gastronomia regional, transformando o que começou como um registro de boas mesas em uma plataforma de valorização e estímulo à cultura gastronômica do estado.

Serão 300 premiados de 30 cidades — entre elas Porto Alegre, Caxias do Sul, Gramado, Canela, Bento Gonçalves e Novo Hamburgo — homenageados em uma noite que celebra a diversidade do setor, dos restaurantes que ditam tendências aos empreendimentos familiares que preservam o sabor e a autenticidade da cozinha gaúcha.

Mais de 1.200 convidados participarão da cerimônia, que une reconhecimento e convivência. O jantar, assinado pelo Buffet Bettino, terá o show da dupla Claus e Vanessa, em uma noite dedicada ao encontro entre gerações e à força criativa da gastronomia local.

Com apresentação da Frumar, patrocínio da importadora Porto a Porto e apoio de Três Corações, Dudu Drinks e Alcapone Cervejaria, o Prêmio Sabores do Sul destaca o papel das marcas e dos profissionais que impulsionam o setor e ajudam a projetar o Rio Grande do Sul no mapa da boa mesa brasileira.

“Mais do que uma premiação, o Prêmio Sabores do Sul representa um movimento coletivo de valorização da gastronomia regional. São 18 anos celebrando os sabores que nos representam, as histórias que aquecem nossas memórias e as conquistas de um setor que pulsa com paixão, criatividade e resiliência”, afirma Sabina Fuhr, jornalista, editora da Revista Sabores do Sul e idealizadora do projeto.

O resultado da premiação será apresentado em uma edição especial da revista e no portal premiosaboresdosul.com.br, que se consolidaram como referência para quem busca experiências gastronômicas autênticas e inspiradoras.

A cobertura completa da noite, com fotos, vídeos e bastidores, poderá ser acompanhada no site revistasaboresdosul.com.br e no Instagram @revistasaboresdosul.

Ao celebrar 18 anos, o Prêmio Revista Sabores do Sul reafirma sua vocação como a principal plataforma de reconhecimento e inspiração da gastronomia gaúcha, reunindo diferentes gerações em torno da mesa — onde tradição e contemporaneidade se encontram com propósito e sabor.

Últimas Notícias