
O forte calor levou um grande público à Praça da Alfândega, no Centro de Porto Alegre, no domingo, 16, último dia da 71ª Feira do Livro. No entanto, no final da tarde, o sol deu lugar a nuvens carregadas. Por volta das 17h, fortes ventos obrigaram os visitantes a abandonarem o passeio e procurarem abrigo nos estabelecimentos ao redor. Outros optaram por voltar para casa. A chuva começou devagar e foi ganhando força, esvaziando a praça.
A ventania, no entanto, durou poucos minutos e cerca de meia hora depois já estava mais fraca. A virada do tempo aliviou o calor. O termômetro da rua dos Andradas esquina com a Caldas Junior, que marcava 32º C por volta das 16h, baixou para 24º C às 17h30min.
Às 18h30min, a EPTC informou que em pelo menos quatro pontos os semáforos ficaram inoperantes. Na esquina das avenidas João Pessoa e Venâncio Aires, Cristiano Fischer e Protásio Alves, e em dois pontos da avenida Nonoai, nas esquinas com as ruas Márcio Dias e São Sebastião. Também foi reportado o bloqueio parcial da Avenida Engenheiro José Maria de Carvalho, no bairro Vila Ipiranga, na Zona Norte, devido à queda de uma árvore.
De acordo com a Defesa Civil de Porto Alegre, a rajada de vento máxima registrada até as 17h45min foi no Clube Jangadeiros, na Zona Sul, com uma velocidade de 97,8 km/h. Foi um pico de vento muito rápido e intenso. Na sequência, o vento cedeu e soprou entre 50 km/h e 70 km/h. Até às 19h, o órgão havia reportado sete danos em telhados e duas quedas de árvores.
A Defesa Civil da Capital também informou que a região da Lomba do Sabão, na divisa da Capital com Viamão, foi o local onde o acumulado de chuva foi maior, até as 18h, com 14,9 mm. O Lami, na Zona Sul, foi o segundo com 13,3 mm, e o terceiro foi na Nova Brasília, no Sarandi, 12,9 mm.
A mudança no tempo começou pela região Sul do Rio Grande do Sul, com vento e chuva, porém, até o momento sem registrar danos. A Defesa Civil do Estado informou que o município Aceguá, na região da Campanha, reportou danos em postes, que caíram devido ao vento que atingiu a localidade Rincão dos Cravos. Não há feridos e nem residências danificadas. Já em Espumoso, na região do Alto do Jacuí, algumas casas perderam o telhado. A Defesa Civil local contabiliza os prejuízos.
Os maiores acumulados de chuva registrados pela Defesa Civil estadual até às 18h15min foram registrados em Jaraguá, com 57,2 mm, São Sepé, com 45,2 mm, e Cerro Grande do Sul, com 43,4 mm.
Conforme a MetSul Meteorologia, o temporal é consequência da chegada de uma frente fria ao Rio Grande do Sul e que encontrou uma massa de ar muito quente em sua dianteira. A região de Porto Alegre foi uma das mais quentes do Estado neste domingo. As estações do Instituto Nacional de Meteorologia apontaram máximas de 33,2º C no Aeroclube de Belém Novo, na zona Sul da cidade; e 33,7º C na estação de referência do bairro Jardim Botânico, na zona Leste da capital gaúcha. A sensação de abafamento era enorme pela alta umidade.
Fonte: Renê Almeida/Correio do Povo