
O domingo foi de muita celebração para moradores do bairro Moinhos de Vento e arredores. Ao longo do dia, através de uma série de ações especiais e para toda a família, promovidas pelas empresas adotantes Tramontina, Grupo Zaffari, Hospital Moinhos de Vento, Panvel e Melnick, a região celebrou o aniversário de 53 anos do tradicional Parque Moinhos de Vento, o Parcão.
Entre as muitas ações promovidas na manhã deste domingo, uma das que mais chamou a atenção do público foi a distribuição de um bolo de aniversário, promovida pelo Grupo Zaffari. Também foram distribuídos brindes e realizadas atividades de promoção à saúde, como aferição de pressão arterial e orientações feitas pelo corpo clínico do Hospital Moinhos de Vento, uma das primeiras instituições a adotar o parque, logo após sua inauguração em 1972.
Além da promoção das atividades especiais no aniversário, as empresas adotantes foram responsáveis por uma série de melhorias recentes no Parque Moinhos de Vento, como a implantação de um novo playground, revitalização do lago, paisagismo e reforma da área esportiva. Em 2025, a prefeitura de Porto Alegre renovou o termo de adoção do grupo até 2029.
Moradora do bairro Petrópolis, Joice Nhuck aproveitou as atividades durante seu passeio no parque na manhã deste domingo. Ela conta que sua relação com o Parcão é de décadas, marcadas na lembrança por conta dos momentos de brincadeiras com filhos e netos no local. “Vínhamos para andar de bicicleta e aproveitar a pracinha. Sempre fomos bem acolhidos aqui. Atualmente, toda a estrutura está impecável e muito bem conservada. É um parque que vale a pena para passar bons momentos. Chegamos aqui e já garantimos alguns brindes”, afirmou a porto-alegrense.
Localizado em uma tradicional região da Capital, o Parque Moinhos de Vento foi inaugurado em 9 de novembro de 1972, com uma área total de 115 mil metros quadrados. Até então, Porto Alegre possuía apenas o Parque da Redenção, tornando o Parcão o segundo mais antigo, com áreas de recreação e práticas esportivas que logo o consolidaram como uma das áreas verdes mais frequentadas pelos porto-alegrenses.