
Após adiamento, a COP30 volta a discutir neste sábado (15) os quatro tópicos ainda em aberto na agenda da conferência — que tem 145 itens. A princípio, um acordo seria proposto na última quarta-feira (12), mas, sem consenso, haverá nova rodada de discussões, como anunciou, ainda na quarta, o presidente da COP30, André Corrêa do Lago.
Os assuntos que geram discordância incluem o financiamento de países ricos àqueles em desenvolvimento; as chamadas NDCs (Contribuições Nacionalmente Determinadas, na sigla em inglês); relatórios de transparência e medidas unilaterais de comércio.
A presidência brasileira tenta alcançar um acordo em torno dos quatro temas em aberto. Para não impedir o início das negociações, os itens foram retirados da agenda antes do começo da COP30. Ficou decidido que os assuntos seriam tratados em separado.As NDCs são os compromissos construídos por cada país para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, como previsto no Acordo de Paris.
Para que a COP pudesse começar, os 194 países participantes — mais a União Europeia — precisavam concordar sobre todos os tópicos da agenda. Por isso, foi acordada a discussão à parte.
A COP30 é a conferência da ONU (Organização das Nações Unidas) que discute as mudanças climáticas. O evento começou na última segunda (10) e se estende até 21 de novembro, em Belém (PA).
Fonte: R7