
A Fecomércio-RS promove, no dia 17 de novembro, na sede da entidade, em Porto Alegre, o Encontro Vai Turismo – Integração do Turismo Nacional. A iniciativa, realizada em parceria com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o Sesc e o Senac, pretende fortalecer o turismo como vetor estratégico para o desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Sul.
Coordenado nacionalmente pelo Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da CNC, o evento tem como objetivo fortalecer o programa Vai Turismo, que une instituições em torno de propostas e políticas públicas que estimulem o desenvolvimento dos destinos turísticos brasileiros. Para isso, o Encontro Vai Turismo vai reunir representantes das instâncias estaduais de governança, secretarias de turismo, entidades do trade, empresários do setor, lideranças locais e profissionais estratégicos da cadeia turística.
Para o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros, o turismo precisa ocupar definitivamente o centro da agenda de desenvolvimento do Brasil. “Com os Encontros Vai Turismo, reafirmamos nosso compromisso com a valorização da cultura, estímulo à economia regional e à geração de emprego e renda em todo o País. É por meio da articulação entre estados, setor produtivo e sociedade que conseguiremos transformar potencial em resultados concretos”, afirma Tadros.
A programação inclui palestras sobre as ações e resultados do Vai Turismo, apresentação de dados do Painel de Inteligência Competitiva do Turismo e de iniciativas do Sesc e do Senac no Estado. Também está prevista a realização de um workshop e uma mostra gastronômica, a serem promovidos pelo Senac-RS, além de apresentação cultural, a ser organizada pelo Sesc/RS.
Para o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, o evento representa uma oportunidade de convergência entre políticas públicas, iniciativas privadas e ações institucionais que favorecem o turismo como instrumento de geração de emprego, renda e desenvolvimento regional.
“O turismo é um dos grandes vetores de desenvolvimento econômico e social. Para que esse potencial se realize plenamente, é essencial o alinhamento entre o setor público e o setor privado, unindo esforços, estratégias e investimentos em prol de um ambiente próspero e favorável à atividade turística. Nesse contexto, o apoio e a sintonia das políticas públicas com a iniciativa privada são fundamentais para fortalecer a cadeia produtiva e impulsionar o crescimento sustentável do Estado. E a Fecomércio tem um papel essencial nesse processo, ao representar e defender os interesses desses empresários, atuando diariamente para promover o desenvolvimento do setor e contribuir para um Rio Grande do Sul mais competitivo, acolhedor e preparado para receber o mundo”, destaca Bohn.
A ação busca ainda promover o alinhamento e a qualificação da oferta turística e posicionar o turismo como prioridade nos planos estaduais de governos.