Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Ciclone extratropical: 39 municípios reportaram estragos

Em Arroio do Sal, ciclone derrubou galpão de reciclagem | Foto : Divulgação / Defesa Civil Municipal de Arroio do Sal / CP

Subiu para 39 o número de municípios do Rio Grande do Sul que registraram danos após fortes ventos e pela chuva associados ao ciclone extratropical que passou pelo Estado entre a sexta-feira e este sábado, 8. O relatório da Defesa Civil Estadual foi divulgado na manhã deste domingo.

Os transtornos incluem destelhamentos, quedas de árvores, alagamentos e rompimento de rede elétrica. O relatório ainda traz dados sobre acumulados de chuva, que ultrapassaram 100mm em diversos municípios, além de informações sobre rajadas de vento, com registros de 95km/h.

● Municípios que reportaram danos

1. Anta Gorda (CREPDEC 8): informou passagem que dá acesso a localidade submersa (7/11-17h55);

2. Arroio do Sal (CREPDEC 10): informou alagamentos, falta de energia em alguns bairros e dano em telhados de uma residência e de uma quadra esportiva, além de queda de estrutura e dano em telhado de usina de reciclagem (8/11 – 12h09);

3. Arvorezinha (CREPDEC 8): informou três pontos de alagamentos e interdição parcial de estradas do interior, além de pontos de deslizamento em estradas, sendo realizada remoção do material para liberação das vias. (7/11 – 20h48);

4. Barão (CREPDEC 1): informa danos na rede de água da comunidade de Barão Velho (8/11 – 11h01);

5. Barra do Ribeiro (CREPDEC 1): informou queda de árvores e danos em telhados de residências e comércios (8/11 – 10h35);

6. Bom Retiro do Sul (CREPDEC 8): informou queda de árvore sobre RST 128, interditada parcialmente (7/11-18h11);

7. Butiá (CREPDEC 1): informou queda de árvore em posto médico e odontológico na zona rural do município (8/11 – 14h14);

8. Cachoeirinha (CREPDEC 1): informou alagamento pontual (8/11 – 14h18);

9. Canoas (CREPDEC 1): informou queda de árvores (8/11 – 9h50);

10. Capão da Canoa (CREPDEC 10): informou queda de árvores e danos em telhados (8/11-18h12);

11. Cerro Grande do Sul (CREPDEC 1): informou queda de postes, árvores e galhos em estradas (8/11 – 9h48);

12. Charqueadas (CREPDEC 1): informou danos em telhados, queda de árvores e postes, além de danos na rede elétrica (8/11 – 14h14)

13. Chuvisca (CREPDEC 1): informou danos em ginásio de escola municipal (8/11 – 10h34);

14. Cidreira (CREPDEC 10): informou destelhamento parcial de ginásio (7/11-18h03);

15. Eldorado do Sul (CREPDEC 1): informou alagamento pontual (8/11 – 9h36);

16. Erechim (CREPDEC 2): Reportado a queda de árvores e danos em telhados (7/11-19h24);

17. Frederico Westphalen (CREPDEC 7): informou destelhamento de um pavilhão industrial e um depósito demadeireira (7/11-17h43);

18. Guaíba (CREPDEC 1): informou danos em telhados de cinco residências e queda de árvores, postes e fios (8h11 – 9h49);

19. Guarani das Missões (CREPDEC 5): reportou queda de árvores (7/11-20h05);

20. Imbé (CREPDEC 10): reportou queda de postes e danos em telhados (8/11-18h13);

21. Itati (CREPDEC 10): informou que de árvores e danos em telhados (8/11-18h14);

22. Marques de Souza (CREPDEC 8): informou interdição de ponte baixa sobre o rio Forqueta, na divisa entre Marques de Souza e Travesseiro, sem interferência nos acessos às localidades (8/11 – 0h40);

23. Osório (CREPDEC 10): informou queda de árvores em vias, que já foram retiradas, restabelecendo a passagem (8h11 – 15h46);

24. Palmares do Sul (CREPDEC 10): informou danos em telhados de duas residências e do ginásio da Escola Bento Gonçalves (8/11 – 15h08);

25. Pinhal (CREPDEC 7): informou dano no telhado do Ginásio Calil (8/11 – 9h53);

26. Porto Alegre (CREPDEC 1): informou danos em telhados de residências e quedas de árvores e postes (8h11 – 9h34);

27. Porto Mauá (CREPDEC 5): informou destelhamento parcial de um galpão na área rural (7/11-11h16);

28. Putinga (CREPDEC 8): informou a queda de árvores (7/11-22h18); informou deslizamento de terra em uma via durante a madrugada de sábado, Secretaria de Obras municipal atua na remoção do material (8/11 – 8h37);

29. Relvado (CREPDEC 8): informou rompimento da rede elétrica (7/11-13h19);

30. Roca Sales (CREPDEC 8): informou interrupção total da estrada na área de Linha Moriggi, em razão de queda de barreira (8/11 – 13h48)

31. São Miguel das Missões (CREPDEC 5): informou interdição preventiva de uma ponte (7/11 – 19h02);

32. São Sebastião do Caí (CREPDEC 1): informou queda de árvores (8/11 – 10h37);

33. Tapes (CREPDEC 1): informou queda de árvores, postes e fios arrebentados (8/11 – 9h37);

34. Torres (CREPDEC 10): informou queda de postes (8/11 – 15h45)

35. Tramandaí (CREPDEC 10): informou danos no telhado da Escola São Francisco de Assis (8/11 – 9h59)

36. Três Forquilhas (CREPDEC 10): informou pontos de bloqueio em vias das localidades da Barragem Vila Beck, Barragem do Limeira, Barragem Rio do Pinto, Barragem do Edir e Barragem do Rio Depósito (8/11 – 3h57);

37. Três Passos (CREPDEC 5): informou destelhamento de uma residência (7/11-16h16);

38. Viamão (CREPDEC 1): informou queda de árvores e danos em fiação elétrica (8/11 – 14h17);

39. Xangri-lá (CREPDEC 10): informou danos na estrutura do Salão Social do bairro Marina, postes de energia quebrados e fiação caída (8/11 – 13h50).

Fonte: Correio do povo

Últimas Notícias