
De acordo com o último balanço da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), foram registradas, até o momento, pelo menos 39 ocorrências por queda de árvores, postes ou fios e semáforos com falha ou falta de energia, por conta do forte vento que atingiu Porto Alegre na madrugada deste sábado. São 30 ocorrências em atendimento e nove encerradas.
Na Estrada da Ponta Grossa, uma árvore de grande porte caiu, derrubou fios e bloqueia completamente a via em uma área rural. Há registros de bloqueio total também por queda de árvore na esquina do Largo Vespasiano Júlio Veppo e rua Garibaldi, e nas ruas Ramiro Barcelos, Dona Inocência, Luiz Carniglia, Marechal Frota, Joaquim Silveira com José Juliano, Antônio Pelin, Caixa Econômica com Banco Inglês, Leonardo Carluci, e Caeté com Pereira Passos.
Já bloqueio parcial, foram registrados na rua Tauphick Saadi, na avenida São Pedro, com árvore apoiada na marquise, na praça Paula Maciel de Oliveira com Inácio Antônio da Silva, rua Edgar Luiz Schneider, rua Coronel Marcos com Ney Ferreira, rua Olécio Cavedini e avenida Itaqui.
Postes ou fios caídos causaram bloqueio total também na rua Dois, com a rua Mirabel e na esquina da avenida Sarandi com Itapui, e bloqueio parcial na avenida Clemenciano Barnasque. Ponto de acúmulo de água foi registrado na rua do Schneider, próximo ao número 360, no bairro Sul.
Há registro de semáforos inoperantes entre a avenida Farrapos e a rua Câncio Gomes, entre a avenida Independência e Tomaz Flores, na rua Plínio Brasil Milano, próximo à Praça Alberto Ramos, e na rua Cruzeiro do Sul com Dona Malvina.
De acordo com informações do Centro de Monitoramento da Defesa Civil (Cemadec), as rajadas chegaram a 108,4 km/h no Clube dos Jangadeiros, na zona Sul da Capital. Também foram registrados ventos de 93,3 km/h na Vila Conceição; 77,4 km/h em Belém Novo; 74,8 km/h na Ponta Grossa; e 59,3 km/h no Aeroporto Salgado Filho. A região das Ilhas, no bairro Arquipélago, enfrenta falta de energia elétrica.
Fonte: Correio do Povo