
A Frente pelo Desenvolvimento da Região da Campanha do Rio Grande do Sul (FDCRS), entidade criada para promover o incremento socioeconômico local, promove no dia 7 de novembro o 1º Fórum Empresarial pelo Desenvolvimento da Campanha Gaúcha. O encontro será realizado em Lavras do Sul, dentro da programação do Universo Pecuária, principal feira de agro e sustentabilidade do Estado, reunindo lideranças empresariais, representantes do poder público e da sociedade civil para um debate sobre os desafios e oportunidades de impulsionamento da economia.
Segundo o presidente da FDCRS, Eraldo Vasconcelos, o Fórum será uma oportunidade de integração entre os setores que formam a base da economia gaúcha. “A agricultura, pecuária e mineração são atividades que sustentam o emprego, a renda e a permanência das pessoas no campo, além de contribuírem para o desenvolvimento regional e a segurança alimentar e energética do país. Precisamos debater caminhos para essas atividades que garantam oportunidades para hoje e também para as próximas gerações”, diz.
Entre os principais temas em debate no evento estão os desafios de conciliar geração de riquezas com preservação ambiental. “Nos últimos anos, temos acompanhado excelentes avanços desses setores na questão ambiental. Ao contrário do que muita gente pensa, o setor produtivo não é inimigo do meio ambiente, mas parte da solução climática e do desenvolvimento sustentável”, afirma Vasconcelos.
Propriedades rurais do Estado já adotam práticas de baixo carbono, recuperação de pastagens, uso racional de defensivos e irrigação eficiente. A mineração gaúcha, especialmente em regiões como Lavras do Sul, vem adotando padrões internacionais de mineração regenerativa e resiliente, com foco em reabilitação de áreas degradadas, gestão hídrica eficiente e planejamento territorial participativo. “Esses são apenas alguns exemplos de como é possível gerar riquezas ao mesmo tempo em que se protege recursos para as futuras gerações”, afirma o presidente da FDCRS.
Além dos membros da Frente, participarão dos debates representantes de 17 Prefeituras Municipais da região, federações atuantes no Estado como a FARSUL, FIERGS, FEDERASUL e FAMURS, e outras entidades ligadas ao processo de desenvolvimento econômico gaúcho como CIDEJA, CODEPAMPA, AMFRO. O acesso ao evento é gratuito.