
O empreendedorismo entre pessoas acima dos 60 anos segue em expansão no Brasil e no Rio Grande do Sul, consolidando-se como um movimento cada vez mais relevante para a economia. Dados recentes do Relatório Técnico desenvolvido pelo Sebrae Nacional mostram que a região Sul tem papel de destaque nesse cenário: 13% dos seniores atuam como empreendedores, número equivalente à média nacional.
No país, os donos de negócios seniores chegaram ao recorde de 4,3 milhões no final de 2024, representando 14,3% do total de empreendedores brasileiros. A região Sul concentra 16,2% desse contingente, enquanto no Rio Grande do Sul, especificamente, 14,6% da população sênior está à frente de um negócio.
“O envelhecimento da população brasileira vai tornar esse grupo ainda mais relevante nos próximos anos. No RS, o perfil empreendedor dos seniores é forte e representa uma contribuição significativa para a economia local”, destaca a analista de Competitividade Setorial do Sebrae RS, Ana Paula Rezende.
Ela explica que existe um movimento crescente de pessoas 60+ que continuam ativas profissionalmente, seja empreendendo ou buscando recolocação. Isso gera demanda por consultorias, capacitação e espaços de coworking adaptados.
NEGÓCIO
O perfil desses empreendedores revela diversidade tanto em escolaridade quanto em áreas de atuação: a maioria tem ensino fundamental incompleto (38,7%), enquanto uma parcela significativa concluiu o ensino médio (21%) ou alcançou o ensino superior (20%). Os setores mais representativos são os serviços (35,8%), seguidos do comércio (22,2%) e da agropecuária (16,6%).
Além disso, a permanência e resiliência dessa faixa etária no mercado impressiona, já que 89,7% estão há dois anos ou mais em seus negócios. Apesar de 71% ainda atuarem na informalidade, o rendimento médio mensal dos empreendedores seniores (R$ 3.516) supera a média nacional dos donos de negócios em geral (R$ 3.477), reforçando o peso estratégico desse público para a economia brasileira.
O Sebrae RS tem buscado ampliar o apoio ao empreendedorismo sênior, especialmente na formalização via MEI, no acesso a capacitações e consultorias, além de atuar na promoção da inclusão de públicos mais vulneráveis, como mulheres e negros, no ecossistema de negócios.
“O empreendedorismo sênior é marcado por maior experiência de vida e de mercado, o que muitas vezes se traduz em negócios mais sólidos e duradouros. O desafio agora é ampliar a diversidade e fortalecer a formalização desses empreendimentos, garantindo que esse segmento tenha acesso a políticas públicas, crédito e inovação”, reforça ana Paula.