Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

INSPIRAMAIS abre inscrições para hub de criatividade

Crédito: Abicalçados

A 33ª edição do INSPIRAMAIS, maior salão de lançamentos de materiais para as indústrias de calçados, confecções, móveis, bijuterias e para o setor automotivo, está com inscrições abertas para micro e pequenas empresas que desejam participar do espaço Hub Conexão Criativa. O salão, que acontece nos próximos dias 27 e 28 de janeiro de 2026, no Centro de Eventos FIERGS, em Porto Alegre/RS, contará com cerca de 150 empresas e deve receber uma visitação de mais de 8 mil compradores e profissionais do setor.

O projeto Hub Conexão Criativa, em parceria com o Sebrae, tem o objetivo de contribuir com o reconhecimento e valorização da moda e design brasileiro. Além de incentivar um ecossistema de inovação, a iniciativa visa promover a diversidade e a riqueza do design e do artesanato brasileiro impulsionando também a inclusão no desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis, e conectá-las com o mercado, apresentando seu aspecto exclusivo e original. Nesta edição, será feita uma seleção de 25 empresas que receberão a curadoria criativa de um consultor do Núcleo de Design do INSPIRAMAIS. 

A iniciativa, na edição 33 do INSPIRAMAIS, se alinha ao tema “Essência”, explorando o design como força de reconexão entre propósito, matéria e tempo. “A essência está em criar a partir do que é verdadeiro, do impacto real, da beleza que nasce da regeneração e da coragem de fazer diferente”, destaca Flávia Vanelli, curadora do Hub. A mostra convida negócios de impacto e marcas autorais a revelarem sua própria essência por meio de inovação, sustentabilidade e originalidade. “Para isso, preparamos uma arquitetura de exposição cheia de significado, que reflete o espírito desta temporada: o encontro entre o que permanece e o que se transforma”, acrescenta Flávia. 

CRITÉRIOS

Entre os critérios de avaliação estão: Valorização do patrimônio cultural brasileiro, conteúdo inovador, aspecto ambiental, desenvolvimento sustentável, interface solidária e multicultural, geração de emprego e renda, preservação e divulgação dos valores intrínsecos à cultura local, qualidade estético-formal, tecnologia e funcionalidade. 

Podem participar micro e pequenas empresas dos setores de vestuário (confecção), calçados, acessórios, joalheria e moveleiro que desenvolvem e oferecem ao mercado materiais como solados, palmilhas, saltos, fachetes, couros, metais/ABS, laminados, tecidos e tramas, enfeites, aviamentos e biomateriais, além de soluções inovadoras em embalagem e arquitetura comercial de marcas. Já os fornecedores de serviços podem oferecer consultorias para o desenvolvimento de novos materiais e tecnologias, bancos de materiais e tecnologias facilitadoras para a circularidade e sustentabilidade. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até o dia 15 de novembro por meio do link.

O INSPIRAMAIS é uma uma realização da Assintecal em parceria com o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) e Associação Brasileira das Indústrias de Mobiliário (Abimóvel). A realização é do Brazilian Materials e a parceria do Sebrae Nacional.

Últimas Notícias