Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Inteligência artificial na engenharia civil está entre os destaques do 30º CBENC em Porto Alegre

Os desafios e inovações da engenharia civil brasileira estarão em debate no 30º Congresso Brasileiro de Engenheiros Civis (CBENC), promovido pela Associação Brasileira de Engenheiros Civis (ABENC), que ocorre na UniRitter (Rua Orfanotrófio, nº 555), em Porto Alegre (RS), na quarta-feira (05/11), quinta-feira (06/11) e na sexta-feira (07/11). O evento reunirá especialistas, pesquisadores e profissionais de todo o País.

Entre os destaques da programação estão palestras sobre inteligência artificial aplicada à engenharia civil, se há risco de colapso das edificações em caso de incêndios com carros elétricos em subsolos de estacionamentos, seleção de materiais em um mundo em processo de descarbonização e a importância dos reservatórios de acumulação de água para o desenvolvimento do Brasil.

“O CBENC chega à sua 30ª edição reafirmando o papel da engenharia civil como protagonista das transformações que o Brasil precisa. Queremos discutir inovação, sustentabilidade e segurança com base em ciência, técnica e responsabilidade social”, destaca o presidente da ABENC Nacional, Francisco José Teixeira Coelho Ladaga.

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas no link: https://www.e-inscricao.com/abenc/30cbenc

“Porto Alegre será o palco de um encontro que reflete o dinamismo e a capacidade técnica da engenharia civil. Reunir aqui especialistas de todo o país é uma oportunidade para o compartilhamento de conhecimento que unem tecnologia, meio ambiente e qualidade de vida”, reforça Ladaga.

IA e o risco dos carros elétricos

A palestra “Inteligência Artificial na Engenharia Civil”, conduzida pelo especialista Cícero Sallaberry, abrirá um importante debate sobre como a automação e os algoritmos de aprendizado de máquina estão transformando as construções.

Outro tema de grande relevância será “Incêndio em carros elétricos no subsolo de edificações: há risco real de colapso das estruturas?”, apresentada pelo Dr. Fabrício Longhi Bolina, que explicará o comportamento do fogo em veículos elétricos e os impactos potenciais sobre estruturas de concreto em estacionamentos subterrâneos.

Na área de sustentabilidade, o evento traz a palestra “A Importância dos Reservatórios de Acumulação de Água para o Desenvolvimento do Brasil”, com Miguel Augusto Zydan Sória, destacando a urgência da gestão hídrica frente às mudanças climáticas e ao aumento da demanda urbana.

Destaque também do evento será a palestra sobre “Seleção de materiais em um mundo em processo de descarbonização”, com Edna Possan, que abordará as novas fronteiras de inovação em materiais sustentáveis e o papel da engenharia civil na transição para uma economia de baixo carbono.

Além dessas apresentações, o 30º CBENC também contará com debates técnicos sobre patologias em construções e empreendimentos, explorando causas, soluções e casos práticos sobre falhas estruturais e manutenção preventiva.

Programação Completa – 30º CBENC 2025
Local: UniRitter (Rua Orfanotrófio, nº 555, bairro Cristal) em Porto Alegre

Quarta-feira (05/11)

18h – Credenciamento

19h – Abertura oficial

21h – Palestra magna com o Presidente do CONFEA Vinicius Marchese

Quinta-feira (06/11)

08h30 – Eng. Civ. Cícero Sallaberry
Palestra: Inteligência artificial na construção civil, do burnout tecnológico à estratégia inteligente

10h – Eng. Civ. Dr. Elci Pessoa Junior
Palestra: O que muda na execução do CAUQ com a atual norma?

11h – Eng. Civ. Joel Kruger
Palestra: Mútua

14h30 – Eng. Civ. Dr. Pedro Wellington G.N. Teixeira
Palestra: Inspeção e Análise do Comportamento Estrutural de uma Ponte Metálica rodo-ferrovia de importância histórica

15h30 – Eng. Civ. Dr. Fabrício Longhi Bolina
Palestra: Incêndio de carros elétricos em subsolos de estabelecimento- há risco real de colapso da edificação?

16h30 – Eng. Civ. Miguel Augusto Zydan Sória
Palestra: A importância dos reservatórios de acumulação para o desenvolvimento do Brasil

17h30 – Cel. Eng. Civ. Francis Monteiro Gismão
Palestra: Metodolagia Bim e seus desafios

Quinta-feira (07/11)

08h30 – Eng. Civ. Dra. Edna Possan
Palestra: Seleção de materiais em um mundo em processo de descarbonização

10h – Eng. Civ. Dr. Claudius Barbosa
Palestra: A Engenharia Civil no projeto, execução e manutenção de obras ferroviárias

11h – Eng. Civ. Marília Araújo
Palestra: Patologia das construções e empreendimentos

14h30 – Eng. Civ. Diana Azambuja
Palestra: Gerenciamento e fiscalização de obras aeroportuárias: estudo de caso – Reconstrução do Aeroporto Salgado Filho

15h30 – Eng. Civ. Dr. Marcos Tozzi
Palestra: Uma vida dedicada ao engrandecimento da Engenharia Civil

16h30 – Eng. Civ. Dr. Vanderli Fava de Oliveira
Palestra: Engenharia Civil, formação e empregabilidade, a realidade atual

17h30 – Eng. Civ. Valter Sarmento – Eng. Civ. João Vivian – Eng. Civ. Luiz Capraro

Últimas Notícias