
A XP, uma das maiores instituições financeiras do país, reforça sua estratégia de crescimento no estado do Rio Grande do Sul em um momento de expansão acelerada do mercado de capitais no país. Segundo a ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), a região Sul tem movimento expressivo, com crescimento de 3,5% no volume investido por pessoas físicas no primeiro semestre de 2025, alcançando R$ 1,3 trilhão e se tornando a segunda região que mais investe no país, atrás apenas da região Sudeste. Esse avanço reforça a importância da região gaúcha para a atração de investimentos, dada a diversificação econômica pelo agronegócio, indústria e serviços.
Nos últimos anos, a XP tem observado uma evolução significativa no perfil do investidor gaúcho, esse cenário confirma o potencial de crescimento e a necessidade de estar cada vez mais próxima dos clientes e parceiros locais. “O Rio Grande do Sul é um estado estratégico para a XP, que abrange um perfil de investidor qualificado, que respeita e valoriza o seu patrimônio. Nosso papel é estabelecer uma relação sólida com os gaúchos, apoiada na expertise dos nossos assessores de investimentos”, destaca Renato Sarreta, Líder Regional da XP no Sul.
Antes concentrado em produtos mais conservadores, como poupança e CDBs, hoje há maior abertura para diversificação de portfólio, com busca por fundos de investimento, renda variável e alternativas de longo prazo. Essa transformação cultural está diretamente ligada ao crescimento do interesse da população pela educação financeira e ao acesso mais democrático às informações.
Outro destaque é a expansão para além da capital. Porto Alegre segue como centro financeiro relevante, mas o interior, como Santa Cruz do Sul, Passo Fundo e Caxias do Sul, também apresenta oportunidades crescentes. De acordo com o executivo, o investidor do interior valoriza ainda mais o contato presencial e a relação de confiança com o assessor de investimentos. “Essa relação reforça a importância da presença física e da proximidade no atendimento, permitindo conhecer as características de cada região para oferecer as melhores oportunidades de investimentos”, afirma.