O apagão registrado na madrugada desta terça-feira em pelo menos nove estados do Brasil atingiu também o Rio Grande do Sul. Segundo a CEEE Equatorial, a falta de luz ocorreu 125 mil pontos em solo gaúcho, distribuídos em 13 cidades.
Conforme a CEEE Equatorial, os municípios atingidos foram: Porto Alegre, Capão da Canoa, Xangri-Lá, Terra de Areia, Maquiné, Três Cachoeiras, Morrinhos do Sul, Três Forquilhas, Itati, Canguçu, Pelotas, Morro Redondo e Piratini.
O apagão foi desencadeado a partir de um incêndio ocorrido em uma subestação de alto volume situada no Paraná. As chamas atingiram o reator da Subestação de Bateias, na região metropolitana de Curitiba, que desligou toda a unidade de 500 kV (quilovolts).
Por conta do problema, houve um desligamento proporcionado pelo acionamento automático do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), que é um mecanismo de proteção do Sistema Interligado Nacional (SIN), coordenado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
O desligamento ocorreu aproximadamente às 0h32 e o restabelecimento se iniciou a partir da autorização do ONS, à 01h40min. As regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste voltaram a ter energia logo em seguida e, mais tarde, às 2h30min, as cargas da região Sul foram reestabelecidas.
Fonte: Correio do Povo