
Fortes áreas de instabilidade associadas a uma ciclogênese entre a Argentina e o Uruguai com a organização de uma frente fria provocaram temporais isolados no Rio Grande do Sul, conforme informações da MetSul Meteorologia.
Estações automáticas particulares no Rio Grande do Sul acusaram rajadas de vento entre a madrugada e a manhã deste domingo de 92 km/h em Maçambará, 77 km/h em Marau, 76 km/h em Pedras Altas, 71 km/h em Dom Pedrito e Não-Me-Toque, e 70 km/h em Soledade. O temporal da manhã de hoje causou transtornos em diferentes pontos da região de Marau, no Norte do estado.
A ERS 324 registrou bloqueios parciais no trânsito no trevo entre Vila Maria e Marau, em razão da queda de árvores sobre a pista. Equipes de emergência e autoridades locais trabalham para liberar o tráfego e evitar novos incidentes. O Corpo de Bombeiros também atua na remoção de galhos e na verificação de possíveis riscos.
Em Palmeiras das Missões, uma propriedade rural ficou danificada. Em razão do mau tempo, parte do município chegou a ficar sem energia elétrica pelo período de duas horas. A Defesa Civil Estadual avalia se a cidade chegou a ter uma microexplosão (fenômeno meteorológico que ocorre quando uma corrente de ar desce violentamente de uma nuvem de tempestade em direção ao solo, causando ventos fortes em uma área concentrada).
Os temporais trouxeram ainda ocorrências localizadas de granizo no interior gaúcho. Um dos municípios que teve granizo na última noite foi Rio Grande, no Sul do estado, mas sem registro de danos. A chuva, como previsto, foi bastante irregular e sem volumes altos na maior parte do Rio Grande do Sul.
Como era indicado, choveu forte de forma localizada com acumulados até o final da manhã deste domingo, na rede do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres, de 65 mm em Jacutinga, 58 mm em Marcelino Ramos e 51 mm em Alpestre. O risco de tempo severo é menor na tarde e noite deste domingo que no começo do dia, mas ainda não podem ser descartados alguns temporais em ponto isolados
Fonte: CorreiodoPovo