Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Serviços essenciais mantêm funcionamento no feriado de 12 de outubro no Rio Grande do Sul

Foto: Fabiano do Amaral / Correio do Povo

Os serviços públicos essenciais serão mantidos neste domingo, 12 de outubro, feriado nacional. Alguns órgãos municipais e estaduais do Rio Grande do Sul, no entanto, operam em regime de plantão e retomam o atendimento normal na segunda-feira.

Em Porto Alegre, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) segue com o recolhimento de lixo nas modalidades domiciliar, seletiva e pública. As seções operacionais atuam das 7h às 12h e das 13h às 16h, com atendimento pelo telefone 3289-6999.

Já a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) manterá equipes de fiscalização e o telefone 118 ativo 24 horas. O transporte coletivo opera com tabela de feriado no sábado e segue com horários normais no domingo.

O Trensurb funcionará conforme a tabela de domingo, com intervalo médio de 20 minutos entre as viagens.

No âmbito estadual, os serviços essenciais como saúde e segurança pública seguem com horários e locais diferenciados, conforme a estrutura de cada órgão. O expediente geral retorna na segunda-feira.

O que abre e o que fecha

Correios

As agências dos Correios não abrem no feriado. O atendimento volta na segunda-feira. A Central de Atendimento (CAC) segue disponível 24 horas por dia, sete dias por semana.

INSS

As agências do INSS estarão fechadas, mas o atendimento eletrônico funciona normalmente. O Meu INSS permanece disponível pelo aplicativo e site, permitindo acesso a mais de 100 serviços, como emissão de extratos, requerimentos e agendamentos.

Doação de sangue

O Hemocentro reabre na segunda-feira, às 8h. O Samu (192) e o Centro de Informações Toxicológicas (0800 721 3000) mantêm atendimento 24 horas.

Energia elétrica

As agências da CEEE Grupo Equatorial Energia estarão fechadas, mas o atendimento remoto permanece ativo 24h pelos canais:

  • Site da empresa
  • Telefone 0800 721 2333
  • SMS para 27307 (enviando a palavra LUZ e o número da Unidade Consumidora)
  • WhatsApp (51) 3382-5500

Serviços municipais em Porto Alegre

Limpeza urbana

O DMLU trabalha normalmente com todas as coletas durante o feriado.

Água, esgoto e drenagem

O Dmae recebe demandas 24h pelo telefone 156 (opção 2) ou pelo app 156+POA. Para extravasamento de esgoto, o atendimento ocorre também pelo 3289-2200.

Segurança

O Centro Integrado de Coordenação de Serviços (Ceic-POA) atua 24 horas com videomonitoramento e resposta a emergências. A Guarda Municipal estará presente em parques e praças, além de realizar fiscalização de festas clandestinas. Contatos: 153 ou 156.

A Defesa Civil mantém plantão 24h pelo 199.

Trânsito e transporte

A EPTC mantém atendimento 24h pelo 118 e segue com agentes e câmeras monitorando a mobilidade urbana.

Trabalho

O Sine Municipal, na Avenida Sepúlveda com a Mauá, estará fechado e reabre na segunda-feira, às 8h.

Meio ambiente e arborização

A Smamus e a equipe de Manejo Arbóreo da SMSurb operam em regime de plantão, com atendimento de urgências pelo 156+POA.

Iluminação pública

O plantão técnico da empresa responsável pela PPP da iluminação pública, atende pelo 0800 000 1740.

Saúde

Os prontos atendimentos, o Hospital de Pronto Socorro (HPS) e o Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) permanecem abertos 24h. O Samu (192) segue com plantão permanente.

Unidades de saúde e farmácias distritais retomam o atendimento na terça-feira, com a volta também da vacinação.

Justiça Estadual

O Poder Judiciário do Rio Grande do Sul — Tribunal de Justiça e comarcas — atua exclusivamente em regime de plantão para medidas urgentes.

Fonte: Correio do Povo

Últimas Notícias