Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Calendário de 2026 impulsiona turismo na Rede Plaza de Hotéis

Crédito: Rede Plaza/Divulgação

O ano de 2026 desponta como um dos mais promissores dos últimos tempos para o turismo brasileiro e, especialmente, para o setor hoteleiro. Com nove dos dez feriados nacionais caindo em dias úteis, sendo sete deles às segundas ou sextas-feiras, o calendário é considerado um dos mais favoráveis da década. A Rede Plaza de Hotéis, com destinos na Bahia, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, vive um momento de otimismo, impulsionada também pela previsão de ocupação elevada ao longo do ano de 2026.

Além das datas nacionais, pontos facultativos e feriados municipais poderão criar ainda mais oportunidades para os viajantes prolongarem suas estadias, beneficiando diretamente os destinos turísticos e as economias locais. A exemplo dos feriados que também caem nas terças ou quintas como o Tiradentes. “Os feriados prolongados do calendário de 2026 representam uma oportunidade para os destinos turísticos receberem mais visitantes, trazendo grupos de amigos, famílias e interessados em conhecer o Brasil. E a Rede Plaza de Hotéis e Resort está preparada para acolher esse público. Aliando hospitalidade, conforto, turismo de experiências e gastronomia. E celebrando um ano que promete ser extraordinário para o setor”, afirma Oscar Schmidt, diretor da Rede Plaza de Hotéis.

A expectativa é que o movimento se estenda por todas as regiões onde a Rede Plaza de Hotéis está presente, especialmente em destinos com forte apelo turístico. Entre eles, destacam-se as águas termais em meio à Mata Atlântica da Serra do Tabuleiro no Plaza Caldas da Imperatriz Resort & SPA. Ainda em Santa Catarina, a atmosfera europeia de Blumenau, cidade mais germânica do país, no Plaza Blumenau. Ganha destaque igualmente, as belas praias de Busca Vida, no Bahia Plaza Hotel, na Costa do Coco. E na cidade maravilhosa, toda a comodidade do Plaza Rio Residences Barra First, no Rio de Janeiro. Em Porto Alegre, reconhecida como a capital mundial do churrasco, está o tradicional Plaza São Rafael.

Já no coração do Vale dos Vinhedos, em Garibaldi, o Plaza Boulevard Convention, que oferece o cenário ideal para quem deseja conhecer melhor a Serra gaúcha. “Esse momento favorável deve movimentar toda a nossa rede, gerando emprego, renda e ampliando o impacto econômico nas comunidades onde estamos presentes. O turismo é uma força transformadora, e 2026 será um ano de muito trabalho e celebração para todos os que fazem parte da Rede Plaza”, destaca Euler Vieira, superintendente comercial da Rede Plaza de Hotéis.

Com um calendário que estimula viagens, a Rede Plaza já está atenda para atender crescente demanda de 2026. Tanto de turistas nacionais quanto estrangeiros. Privilegiando os clientes que compram diretamente no site, com tarifas mais vantajosas. Para isso muitas promoções e pacotes já estão sendo disponibilizados. Mais informações em www.plazahoteis.com.br ou instagram @plazahoteis

Últimas Notícias