
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga na manhã desta quinta-feira, 9, o resultado do IPCA referente ao mês de setembro. Conforme o analista da plataforma Investing.com, Leandro Manzoni, analistas apostam na aceleração inflacionária, com a retirada do “bônus de Itaipu” nas contas de energia elétrica. A expectativa é de que o indicador suba 0,52% no mês e 5,21% em 12 meses
A análise dos economistas do mercado, no entanto, é de que a inflação será impactada por fatores não recorrentes. A perspectiva para outubro é de desaceleração, com a redução da bandeira de energia elétrica de vermelha patamar 2 para 1. No caso dos alimentos, a projeção é de menor deflação nos preços de alimentos.
No começo desta semana, as projeções dos analistas do mercado financeiro brasileiro contidas no Relatório Focus, do Banco Central, para a inflação neste ano recuaram de 4,81% para 4,80%. A meta central de inflação é de 3% para 2025 – e será considerada formalmente cumprida se o índice oscilar entre 1,5% e 4,5%. Se o resultado continuar superando a meta, o BC terá de escrever e enviar uma nova carta pública ao ministro da Fazenda explicando os motivos. Desde janeiro de 2025, a O inflação acumulada em 12 meses será comparada com a meta e seu intervalo de tolerância. Se a inflação ficar fora do intervalo de tolerância por seis meses consecutivos, a meta é considerada descumprida.