Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Paciente de Porto Alegre tem intoxicação por metanol confirmada após ingerir bebida em São Paulo

Foto: Robson Valverde / SES-SC

A Secretaria Municipal de Saúde recebeu, na madrugada desta quarta-feira, 8, a notificação de um caso confirmado de intoxicação por metanol em paciente atendido no Hospital São Lucas da PUCRS. O exame de sangue, realizado em laboratório terceirizado, confirmou a presença da substância.

Conforme o titular da pasta, Fernando Ritter, o morador de Porto Alegre, de 42 anos, relatou ter ingerido duas caipirinhas de vodca em um bar na cidade de São Paulo, no dia 26 de setembro.

“Vinte quatro horas depois, ele começou a apresentar sintomas, desde vômito, dores abdominais, tonturas, e também alteração na visão. Isso fez com que, no dia 30, ele procurasse o atendimento na emergência no Hospital São Lucas. Logo na chegada a equipe suspeitou de provável intoxicação por metanol e após os exames, o laboratório terceirizado confirmou a intoxicação por metanol”, confirmou Ritter.

O paciente passa bem, mas ainda relata que se sente um pouco fraco. Outro caso de um paciente atendido no Hospital de Pronto-Socorro de Porto Alegre foi descartado, mas uma ocorrência na emergência da Santa Casa de Misericórdia, ainda está em processo de investigação, aguardando resultados. Ritter cita que a recomendação é consumir bebidas com procedência e lacre, e evitar pânico, pois não há evidências de contaminação na capital.

“A nossa equipe de vigilância tem feito um trabalho muito mais no sentido de acompanhar os casos e dar o suporte a vários restaurantes no sentido de dúvidas que eles têm. Não tem nenhuma ação de acharmos que todas as bebidas estão contaminadas. Estamos atentos e acompanhando. Quanto mais precoce a gente puder tratar a pessoa, melhor serão os resultados”, completou o secretário.

Em caso de suspeita, a orientação principal é buscar atendimento médico imediato em caso de sintomas após consumo de álcool, principalmente visão borrada, com manchas escuras, fotofobia ou perda de visão.

“Ainda não temos o antídoto que o Ministério da Saúde está tentando disponibilizar. Estamos em conversação com o Diretor-Presidente do do Grupo Hospitalar Conceição, Gilberto Barichello, que é o representante do Ministério da Saúde aqui e ele garantiu que nos próximos dias nós já estaremos recebendo. No momento temos o álcool etílico que é a segunda escolha e todas as nossas emergências já estão sendo abastecidas”, finalizou o titular da SMS.

Últimas Notícias