
A Secretaria Municipal de Saúde recebeu, na madrugada desta quarta-feira, 8, a notificação de um caso confirmado de intoxicação por metanol em paciente atendido no Hospital São Lucas da PUCRS. O exame de sangue, realizado em laboratório terceirizado, confirmou a presença da substância.
Conforme o titular da pasta, Fernando Ritter, o morador de Porto Alegre, de 42 anos, relatou ter ingerido duas caipirinhas de vodca em um bar na cidade de São Paulo, no dia 26 de setembro.
“Vinte quatro horas depois, ele começou a apresentar sintomas, desde vômito, dores abdominais, tonturas, e também alteração na visão. Isso fez com que, no dia 30, ele procurasse o atendimento na emergência no Hospital São Lucas. Logo na chegada a equipe suspeitou de provável intoxicação por metanol e após os exames, o laboratório terceirizado confirmou a intoxicação por metanol”, confirmou Ritter.
O paciente passa bem, mas ainda relata que se sente um pouco fraco. Outro caso de um paciente atendido no Hospital de Pronto-Socorro de Porto Alegre foi descartado, mas uma ocorrência na emergência da Santa Casa de Misericórdia, ainda está em processo de investigação, aguardando resultados. Ritter cita que a recomendação é consumir bebidas com procedência e lacre, e evitar pânico, pois não há evidências de contaminação na capital.
“A nossa equipe de vigilância tem feito um trabalho muito mais no sentido de acompanhar os casos e dar o suporte a vários restaurantes no sentido de dúvidas que eles têm. Não tem nenhuma ação de acharmos que todas as bebidas estão contaminadas. Estamos atentos e acompanhando. Quanto mais precoce a gente puder tratar a pessoa, melhor serão os resultados”, completou o secretário.
Em caso de suspeita, a orientação principal é buscar atendimento médico imediato em caso de sintomas após consumo de álcool, principalmente visão borrada, com manchas escuras, fotofobia ou perda de visão.
“Ainda não temos o antídoto que o Ministério da Saúde está tentando disponibilizar. Estamos em conversação com o Diretor-Presidente do do Grupo Hospitalar Conceição, Gilberto Barichello, que é o representante do Ministério da Saúde aqui e ele garantiu que nos próximos dias nós já estaremos recebendo. No momento temos o álcool etílico que é a segunda escolha e todas as nossas emergências já estão sendo abastecidas”, finalizou o titular da SMS.