
A Real Academia Sueca de Ciências concedeu o Prêmio Nobel de Química de 2025 ao trio de cientistas Susumu Kitagawa, Richard Robson e Omar M. Yaghi pelo desenvolvimento de estruturas metais-orgânicas. O prêmio desta categoria já foi concedido 116 vezes desde 1901.
Segundo a instituição, os laureados criaram construções moleculares capazes de coletar água do ar do deserto, capturar dióxido de carbono, armazenar gases tóxicos ou catalisar reações químicas.
“Os laureados criaram construções moleculares com grandes espaços por onde gases e outros produtos químicos podem fluir”, informou a academia.
Para este ano, o prêmio em dinheiro está avaliado em 11 milhões de coroas suecas, o equivalente a R$ 5,5 milhões. Além da quantia, cada laureado leva uma medalha e diploma.
Entenda
Os cientistas desenvolveram uma nova forma de arquitetura molecular, em que os íons metálicos funcionam como pilares ligados por longas moléculas orgânicas (à base de carbono).
A ideia é que juntos, os íons metálicos e as moléculas são organizados para formar cristais que contêm grandes cavidades.
“Esses materiais porosos são chamados de estruturas metal-orgânicas (MOF). Ao variar os blocos de construção usados nas MOFs, os químicos podem projetá-las para capturar e armazenar substâncias específicas. As MOFs também podem conduzir reações químicas ou conduzir eletricidade”, explica a academia.
Inicialmente, a pesquisa foi começou a ser desenvolvida em 1989, quando Richard Robson testou a utilização das propriedades inerentes dos átomos de uma nova maneira.
“Quando combinados, eles se uniram para formar um cristal bem organizado e espaçoso. Era como um diamante cheio de inúmeras cavidades”.
Assim, Robson reconheceu o potencial de sua construção molecular, mas ela era instável e colapsava facilmente. Porém, Susumu Kitagawa e Omar Yaghi forneceram uma base sólida para esse método de construção.
Durante anos, especificamente entre 1992 e 2003, eles fizeram, separadamente, uma série de descobertas revolucionárias.
Sobre os premiados
Susumu Kitagawa
Nascido em 1951 em Kyoto, no Japão, Kitagawa fez doutorado em 1979 pela Universidade de Kyoto, onde também atua como professor.
Richard Robson
Nascido em 1937 em Glusburn, no Reino Unido, Robson fez Doutorado em 1962 pela Universidade de Oxford e atua como professor na Universidade de Melbourne, na Austrália.
Omar M. Yaghi
Nascido em 1965 em Amã, na Jordânia, Omar fez doutorado em 1990 pela Universidade de Illinois em Urbana-Champaign, nos EUA e atua como professor na Universidade da Califórnia, Berkeley, EUA.
Fonte: R7