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Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

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Venda de veículos comerciais leves elétricos têm crescimento de 51% em 12 meses, diz associação

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: Carros-Eletricos-scaled.jpg

Num mês de novo recorde de vendas de veículos leves eletrificados em 2025, com 21.515 emplacamentos, o destaque ficou para os comerciais leves elétricos, que tiveram um crescimento expressivo de 51% de janeiro a setembro, em comparação com o mesmo período de 2024. De janeiro a setembro, o mercado brasileiro comercializou 1.642 veículos comerciais leves eletrificados, contra 1.086 no mesmo período de 2024 (+51%). Essa evolução é especialmente significativa se comparada com os números de janeiro a setembro de 2023 (442). Em dois anos, o crescimento desse segmento do mercado foi de 271,5%.

“A eletrificação das frotas corporativas começa a ganhar escala”, comentou o presidente da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), Ricardo Bastos. “Essa é uma das principais tendências da mobilidade sustentável no país, e isso ficará cada vez mais nítido nos próximos meses”. “A mobilidade elétrica já começou a fazer parte das estratégias empresariais direcionadas à modernização de frotas e ao fortalecimento de cadeias logísticas mais limpas e inteligentes”, acrescentou.

Os números indicam que as empresas de logística, distribuição e serviços vêm aderindo gradativamente aos veículos comerciais leves eletrificados. Esse processo é orientado pela redução de custos operacionais, pela eficiência energética e pelos compromissos com metas ESG. A evolução dessa tendência tem sido amplificada por iniciativas como a plataforma e-Fast Brasil, liderada pelo WRI Brasil. O programa reúne empresas, montadoras, operadores logísticos e gestores públicos com o objetivo de fomentar soluções sustentáveis e promover a descarbonização da mobilidade de carga nas cidades brasileiras.  A ABVE, que é apoiadora institucional da iniciativa, contribui com dados, estudos e articulações setoriais para acelerar a transição para frotas de comerciais leves eletrificadas.

VENDAS TOTAIS

As vendas totais de veículos leves eletrificados em setembro (automóveis, SUVs e comerciais leves) mantiveram o ritmo forte que tem caracterizado a maioria dos meses de 2025. Os 21.515 emplacamentos do mês representam um aumento de 6,4% sobre agosto (20.222), o que sinaliza que a curva de crescimento se mantém estável e consistente ao longo do ano. Já em relação a setembro de 2024 (13.265), o crescimento foi ainda mais expressivo: 62%. Esses resultados refletem uma combinação de fatores, como o aumento da oferta de modelos, o fortalecimento da infraestrutura de recarga e o crescimento da confiança do consumidor na tecnologia dos eletrificados.

A participação de mercado dos veículos leves eletrificados em setembro (market share) foi de 9,3% em relação ao total geral de vendas dos veículos leves no mês (231.370). Em setembro de 2024, essa participação era de 6%. A evolução confirma o crescimento consistente da fatia dos eletrificados dentro do setor automotivo brasileiro. De janeiro a setembro, o mercado de eletrificados leves chegou a 147.602 unidades vendidas, um crescimento de 20,4% sobre o mesmo período de 2024 (122.548).

Do total de vendas de eletrificados entre janeiro e setembro, 76% correspondem a veículos elétricos plug-in (BEV e PHEV), com 120.644 unidades. Em relação ao mesmo período do ano anterior (86.326), essas tecnologias apresentaram um crescimento de 40%. Dos 21.515 eletrificados vendidos em setembro de 2025, 76% foram elétricos plug-in (BEV e PHEV), enquanto 24% correspondem aos híbridos (HEV e HEV Flex). O resultado consolida o predomínio das tecnologias de recarga externa na preferência do comprador.

NOVOS MODELOS

Entre os fatores que impulsionam esse crescimento, destaca-se a chegada de novas montadoras ao mercado nacional, como Omoda Jaecoo, GAC, Geely e Zeekr, que ampliam a oferta com novos modelos. Além disso, fabricantes tradicionais, como a General Motors, também reforçaram seu portfólio, com lançamentos de veículos elétricos como o Spark. Entre os plug-in, os PHEV (híbridos plug-in) lideraram as vendas em setembro, com 8.194 unidades, ou 38% do total de eletrificados. Em relação a agosto (8.057), esse segmento teve um aumento leve de 1,7%. Já sobre setembro de 2024 (4.869), o crescimento foi de 68%.

Os BEV 100% elétricos repetiram o desempenho robusto dos últimos meses e em setembro registraram vendas de 8.169 unidades, ficando também com 38% das vendas de eletrificados no mês. Sobre agosto (7.624), o crescimento dos BEV foi de 7%. E sobre setembro de 2024 (4.699), de expressivos 74%.

Já os HEV e HEV Flex somaram 5.152 unidades em setembro, equivalentes a 24% do total de eletrificados do mês. Embora representem uma participação menor do mercado de eletrificados, os HEV continuam relevantes sobretudo em regiões onde a infraestrutura de recarga ainda está em fase de consolidação e em estados que oferecem isenção de IPVA para este tipo de tecnologia, como, por exemplo, São Paulo.

Dentro desse grupo, os HEV (híbridos convencionais) responderam por 10,6% das vendas de eletrificados em setembro (2.285), com leve retração de 0,5% sobre agosto (2.296). Já em relação a setembro de 2024 o aumento foi de 85%. Os HEV Flex, alcançaram 2.867 unidades em setembro (13% do total de eletrificados do mês), com um aumento de 28% sobre agosto (2.245) e de 86% sobre setembro de 2024 (1.540).

RANKING DE VENDAS

  • PHEV 194 (38,1%)
  • BEV 169 (38,0%)
  • HEV FLEX 867 (13,3%)
  • HEV FLEX 285 (10,6%)
  • TOTAL: 515

As vendas de micro-híbridos (MHEV) registram em setembro o total de 5.604 unidades, com aumento de 10,4% sobre agosto (5.075). Os MHEV 12V ficaram com 74,4% das vendas desse segmento (4.168), com aumento de 16% em relação a agosto (3.587). Já os MHEV 48V ficaram com os 25,6% restantes (1.436), registrando uma leve retração de 3,5% no comparativo com agosto (1.488). Em setembro, o mercado registrou emplacamentos de 42 ônibus elétricos. Todos eles no estado de São Paulo, epicentro da eletrificação do transporte público no país. Na comparação com setembro de 2024, quando foram vendidos 6 modelos, o crescimento das vendas de ônibus elétricos atingiu 600%.

A distribuição geográfica das vendas de veículos eletrificados no Brasil continua revelando importantes contrastes regionais, refletindo o estágio de maturidade da infraestrutura de recarga e o perfil econômico de cada área do país. Apesar de a região Sudeste manter a liderança absoluta nas vendas, impulsionada principalmente pelo estado de São Paulo, observa-se um crescimento constante nas regiões Sul, Nordeste e Centro-Oeste.

Vendas de veículos leves eletrificados por regiões brasileiras em setembro 2025:

  • 1º – Sudeste: 10.059 (46,8%)
  • 2º – Sul: 4.031 (18,7%)
  • 3º – Nordeste: 3.478 (16,2%)
  • 4º – Centro-Oeste: 3.050 (14,2%)
  • 5º – Norte: 897 (4,2%)

Os 5 estados que mais venderam veículos eletrificados leves em setembro de 2025:

  • 1º – São Paulo: 6.834 (31,8%)
  • 2º – Distrito Federal: 1.862 (8,7%)
  • 3º – Rio de Janeiro: 1.416 (6,6%)
  • 4º – Rio Grande do Sul: 1.368 (6,4%)
  • 5º – Paraná: 1.358 (6,3%)

 Os 5 municípios que mais venderam veículos eletrificados leves em setembro de 2025:

  • 1º – São Paulo: 2.789 (13,0%)
  • 2º – Brasília: 1.862 (8,7%)
  • 3º – Rio de Janeiro: 779 (3,6%)
  • 4º – Belo Horizonte: 758 (3,5%)
  • 5º – Curitiba: 603 (2,8%)

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