
Lideranças que atuaram na reconstrução do Rio Grande do Sul, além de especialistas e representantes do governo, estarão reunidos em Porto Alegre, na próxima quarta-feira. 8, para discutir os caminhos do desenvolvimento sustentável e da adaptação climática no Brasil. O tema será discutido durante o Fórum Debate ABDE – Desenvolvimento Regional e Cooperativismo: Desafios e Oportunidades para a Promoção da Transição Sustentável Justa, das 9h às 18h, no Salão Nobre da Catedral Metropolitana (Centro Histórico). O evento é promovido pela Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) em parceria com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), com patrício de Sicredi e Cresol e apoio do Badesul e do Sistema OCB.
Entre as autoridades previstas estão Ranolfo Vieira Júnior, presidente do BRDE; César Gioda Bochi, presidente do Sicredi; Cledir Magri, presidente da Cresol; Cláudio Gastal, presidente do Badesul; Márcio Stefanni, diretor da Finep; e a prefeita de Estrela, Carine Schwingel. Essas lideranças representam instituições que tiveram papel decisivo na retomada da reconstrução do Rio Grande do Sul, viabilizando linhas especiais de crédito para municípios, empresas e famílias afetadas por enchentes e secas.
Além de dirigentes das instituições financeiras de desenvolvimento e especialistas, estarão presentes representantes do setor produtivo para debater soluções concretas diante da crise climática, entre elas, a articulação entre financiamento, inclusão social e inovação. O encontro também marcará o lançamento do estudo inédito “Financiamento de Adaptação Climática para Cidades Sustentáveis”, elaborado pela ABDE em parceria com a Frankfurt School e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). O documento será referência internacional para orientar o financiamento de projetos urbanos frente aos impactos das mudanças climáticas.