Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

1ª Oktoberfest de Porto Alegre lota o Centro Histórico com organização e diversidade cultural

A 1ª Oktoberfest de Porto Alegre ocorre neste domingo, dia 5, no Centro Histórico de Porto Alegre. Centenas de pessoas já passaram pela rua Sete de Setembro, onde o evento segue até as 22h da noite, com shows até as 21h.

A festa germânica tem entrada gratuita e conta com mais de 20 cervejarias parceiras e cerca de 100 torneiras de chope.

A programação cultural inclui atrações diversas, como as bandinhas alemãs Triozinho Alles Blau e Banda Periquito, roda de samba com Volto Pra Te Ver e o rock gaúcho da banda Vera Loca.

Na rua dos Andradas, bares e restaurantes locais que aderiram à Oktoberfest oferecem opções gastronômicas inspiradas na cultura alemã.

Essa é a primeira vez que Porto Alegre integra oficialmente o circuito das Oktoberfests do Rio Grande do Sul, ao lado de tradicionais festas realizadas em cidades como Santa Cruz do Sul e Igrejinha.

Com organização da POA Centro, o evento contou com uma estrutura de banheiros químicos e lixeiras que contribuíram para a limpeza do local e o conforto do público.

“A gente sabe que a Oktoberfest acontece todo ano aqui em Porto Alegre, mas são organizações de bares, de cervejarias, de agremiações. Essa é a primeira Oktoberfest com o apoio da prefeitura, com o apoio do governo do Estado. É uma Oktober gratuita, de rua, com a colaboração dos empreendedores locais. São os bares que estão fornecendo a gastronomia para o público. E a programação ela é muito democrática”, ressaltou Johnny Rickes, membro da equipe organizadora do evento, da POA Centro.
A chuva, que chegou a ocorrer de forma rápida e isolada durante a tarde, não chegou a atrapalhar a festa e o público seguiu animado na rua.

“Um evento muito bom, bem organizado, a gente está precisando de eventos assim. Eu vi que o evento tem o apoio da Secretaria Estadual de Cultura, isso é muito legal, que o Centro Histórico possa contar com mais eventos assim”, elogiou a moradora do Centro Histórico, Marcela Brizola.

Confira os detalhes do evento divulgados pela Prefeitura de Porto Alegre:

Apoio – A 1ª Oktoberfest oficial da capital gaúcha tem patrocínio da Prefeitura de Porto Alegre, do Governo do Estado e da Salva Beer. Conta ainda com apoio da AGM e da Rede Craft, além do apoio cultural da Band RS. A realização é dos hubs criativos POA Centro e Quarto POA.Atrações – Além da música e da área gastronômica, a Oktoberfest contará com espaço kids, com atividades recreativas, e jogos germânicos, ampliando o clima festivo para toda a família.

Segurança – O evento terá segurança reforçada, com atuação da Guarda Civil Metropolitana, Brigada Militar e equipe privada. Haverá revista nos acessos. Será proibida a entrada de copos e garrafas de vidro, e ambulâncias estarão disponíveis para atendimentos emergenciais.

Mobilidade – Próximo aos locais de entrada do evento haverá áreas destinadas a motoristas de aplicativos e patinetes. A orientação é que o público evite ir de carro, priorizando o transporte público ou alternativas sustentáveis. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) será responsável pela organização e segurança no trânsito.

Limpeza urbana – O evento contará com banheiros químicos e equipes contratadas para manter o local limpo. O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) também terá reforço de pessoal para garantir a organização. Recomenda-se que o público leve seus próprios copos retornáveis -desde que não sejam de vidro – a fim de reduzir o uso de plástico descartável.

Bebidas – Durante a feira, a comercialização das cervejas artesanais ficará a cargo das cervejarias parceiras. Elas estarão instaladas em gazebos ao longo da rua Sete de Setembro, oferecendo seus produtos diretamente ao público.

Acesso – A entrada é gratuita, mas haverá controle nos acessos, com revista obrigatória. As entradas do evento estarão localizadas nas ruas Siqueira Campos, Sete de Setembro e dos Andradas, conforme indicado em verde no mapa abaixo.

Fonte: Correio do Povo

Últimas Notícias