Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Rede de farmácias têm mais 97 vagas para contratação imediata na Capital

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: RPH-2089-scaled.jpg

A RD Saúde, maior rede de varejo farmacêutico do país, está com 2.828 vagas de emprego abertas para contratação em outubro e início imediato. As oportunidades são para as farmácias Raia e Drogasil em todo o Brasil. Nas farmácias, são 2.528 vagas para atendentes e 300 vagas para farmacêuticos. Em Porto Alegre são 97 vagas

O estado São Paulo lidera com o maior número de oportunidades para atendentes, sendo 102 em Bauru, 312 em Campinas, 196 em Ribeirão Preto e 655 na Capital. Já para farmacêuticos, são 150 vagas no Interior e na Capital do estado de São Paulo e mais 150 vagas para os demais estados. Uma das maiores empregadoras do país, a RD Saúde soma mais de 66 mil funcionários, em mais de 3.300 farmácias e 14 centros de distribuição. Só neste ano, o plano de expansão prevê a abertura de até 350 novas farmácias.

Para a posição de atendente de farmácia, os candidatos devem ter ensino médio completo, sem exigência de curso técnico. Para a de farmacêutico, é necessário ensino superior completo na área. As candidaturas devem ser feitas pelo site Vagas – RD Saúde (rdsaude.com.br/trabalhe-conosco/vagas).

DIVERSIDADE E INCLUSÃO

Conforme a estratégia da empresa de promoção da diversidade e da inclusão, as vagas são prioritariamente afirmativas, voltadas para mulheres, negros, pessoas com deficiência e a comunidade LGBTQIAPN+, além de pessoas com mais de 50 anos. Os interessados também podem fazer a inscrição pelo site Vagas – RD Saúde.

“Temos orgulho de sermos a porta de entrada ao mercado de trabalho de muitos brasileiros. Valorizamos quem se preocupa e gosta de cuidar de pessoas. Nossa empresa oferece um ambiente realmente acolhedor, com oportunidades reais de desenvolvimento. Aqui, a carreira importa: somente neste ano tivemos mais de 64 mil funcionários treinados, contabilizando 5 milhões de horas de treinamento. 100% dos nossos gerentes de farmácia são promovidos internamente”, diz Daniel Moraes, que entrou na RD Saúde como atendente e hoje é diretor de Gente e Cultura da empresa.

A RD Saúde oferece benefícios como plano de saúde e odontológico, vale-transporte, vale-refeição ou alimentação, seguro de vida, auxílio academia, participação dos lucros e trilha de carreira e incentivo à educação – entre eles o curso superior de graduação em Farmácia próprio com parte da mensalidade subsidiada pela companhia e voltado exclusivamente para funcionários.

Últimas Notícias