
Um esquema que movimentou R$ 20 milhões com golpes online foi alvo da Operação Modo Selva, deflagrada em cinco estados nesta quarta-feira sob o comando da Polícia Civil gaúcha. De acordo com a Delegacia de Investigação Cibernéticas Especiais, os criminosos fingiam ser celebridades para angariar valores em campanhas falsas na internet. Um homem de 22 anos foi preso em Canoas, na Região Metropolitana.
Além do Rio Grande do Sul, a ofensiva também ocorreu em Santa Catarina, Pernambuco, São Paulo e Bahia. Foram cumpridas 26 ordens judiciais, sendo sete ordens de prisão preventiva e nove mandados de busca e apreensão.
A quadrilha utilizava imagens e vozes de pessoas famosas para criar os chamados “deepfakes”, que são vídeos feitos com Inteligência Artificial. Por meio da tecnologia, eram divulgadas campanhas fraudulentas com o uso ilegal da figura dessas celebridades.
Em um dos casos investigados, os golpistas inventaram um “kit antirrugas grátis” e usaram uma simulação de Gisele Bündchen para endossar uma propaganda falsa do item. “Os criminosos criaram um vídeo com ‘deepfake’ da imagem e voz da modelo, fazendo parecer que ela realmente promovia um produto inexistente”, explicou a delegada Isadora Galian, responsável pela investigação.