Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Empresa apresenta solução de conectividade para o agronegócio

Apostando em conectividade, inovação e cibersegurança, com produtos internacionais e outros desenvolvidos no Brasil, o Grupo Terzian marca presença na 30ª edição da Futurecom, o maior hub de tecnologia da América Latina, que acontece em São Paulo até o dia 2 de outubro. As novidades trazidas pela holding serão apresentadas pela O-Tech, braço tecnológico da Terzian, em um espaço de 84 metros quadrados. 

Um dos principais desafios do agronegócio brasileiro é alinhar as necessidades do campo  – cada vez mais tecnológico – com uma infraestrutura digital que atenda essas necessidades. Pensando nisso, o Grupo Terzian desenvolveu e solicitou a patente do HIWIFI®, uma solução prática para fornecer cobertura de Wi-Fi com banda larga e soluções 4G, 5G e LTE, em áreas remotas e de alta densidade onde as torres de telefonia tradicionais não chegam. 

Projetado para ambientes de alta demanda, o dispositivo também é capaz de atender simultaneamente mais de 1.500 usuários em eventos e feiras, com alcance de até dois quilômetros. Esse nível de performance é viabilizado por entradas de até 25Gb, saída de até 12Gb e cobertura de 270°, assegurando máxima eficiência em conectividade.

NOVA ANTENA 

No stand, a Terzian também apresenta a antena de alta performance OT-AC-069096-1313O1F-XX. Com um design circular dual-polo, o equipamento conta com o sistema Multiple in Multiple out (MIMO) 2×2, que dobra a capacidade de transmissão e recepção dos aparelhos que recebem os sinais, aumentando a performance e o throughput de transmissão de dados. 

O equipamento foi desenvolvido pela O-Tech para mercados privados verticais, como túneis, minas e plataformas de perfuração de petróleo.

(*) o colunista viajou para a Futurecom a convite do IEEE

Últimas Notícias