
O vice-presidente da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social), deputado Duarte Jr. (PSB-MA), deu voz de prisão nesta segunda-feira (29) ao presidente da Conafer (Confederação Nacional dos Agricultores, Familiares e Empreendedores Familiares Rurais), Carlos Roberto Ferreira Lopes, por desacato.
“Estou dando voz de prisão a esse depoente por desacato. Você não está falando com qualquer um, não. Não está na Conafer, não, seu mentiroso. O senhor vai ser preso em flagrante pelo crime de desacato. Você me respeite”, declarou Duarte Jr..
A decisão, porém, caberia ao presidente da CPMI, senador Carlos Viana (Podemos-MG), que negou a ação. Na ocasião, Duarte mostrava uma reportagem impressa com a foto do depoente. A folha tinha a seguinte manchete: “Entidade investigada em fraude do INSS continua a captar associados”.
O deputado, então, perguntou a Lopes se era ele na foto. “Não estou reconhecendo. Está diferente com o chapéu”, disse. “Se o senhor não for míope, está vendo que sou eu”, respondeu o presidente da Conafer.
Em seguida, o presidente da comissão pediu um instante para repreender o depoente. “Se o senhor não quiser responder, diga que vai ficar em silêncio. Mas comentários ou qualquer tipo de ironia, por favor, o senhor se restrinja a isso”, afirmou Viana.
Fonte: R7