Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Novo Hamburgo Feevale Summit 2025 acontece a partir desta terça

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: Novo-Hamburgo-Feevale-Summit-2025.jpg

A Universidade Feevale realiza nesta terça-feira, 30 de setembro, e nos dias 1º e 2 de outubro, no Câmpus II da Instituição, em Novo Hamburgo o Novo Hamburgo Feevale Summit 2025. Com o mote Inspirando ideias. Construindo futuros, o evento chega à sua terceira edição, consolidado como um dos principais eventos gratuitos de inovação e empreendedorismo do Rio Grande do Sul. Ainda há vagas para as atividades, e as inscrições devem ser realizadas no site nhfs.feevale.br.

“Com a expertise adquirida nas duas edições anteriores e a força da nossa rede de parceiros, temos a convicção de que o Novo Hamburgo Feevale Summit posicionará ainda mais o município e a Universidade Feevale no ecossistema de inovação do Rio Grande do Sul e do país”, afirma o reitor José Paulo da Rosa. “As empresas precisam reforçar as suas conexões e o evento será uma oportunidade para isso. A ideia é, cada vez mais, gerar conteúdos e mostrar o que temos de melhor em nossas comunidades”, complementa a diretora de Inovação da Feevale, Manuela Bruxel.

A palestra de abertura será ministrada pelo pesquisador e professor Alexandre Pellaes. O evento acontece no primeiro dia de atividades, 30 de setembro, a partir das 19h30min, no Teatro Feevale. Com o tema Você aprendeu a trabalhar errado e eu também – e agora?, Pellaes, mestre em Psicologia do Trabalho pela Universidade de São Paulo (USP) e fundador da Exboss, abordará futuro do trabalho, liderança e novos modelos de gestão. No acesso a esta atividade, solicita-se a doação de 2kg de alimentos não perecíveis, que serão, posteriormente, repassados a entidades da região.

FEIRA

Um dos destaques do Novo Hamburgo Feevale Summit é a Feira de Empregabilidade, que faz parte do 17º Trame – Trabalho e Mercado e busca promover a interação entre o mercado de trabalho e a formação profissional, aproximando os visitantes das vagas de emprego e estágio oferecidas pelas 22 empresas participantes. A feira acontecerá nos dois dias do evento, na Rua Coberta, das 12h às 21h.

Durante o evento, basta o candidato interessado visitar o expositor de sua preferência, que apresentará suas vagas e empresa. O cadastro do currículo é feito na hora, e serão disponibilizadas em torno de 600 vagas, entre estágios e efetivos, em diferentes áreas.

Últimas Notícias