Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Eventos de pedalada reúnem ciclistas neste domingo em Porto Alegre

O tempo nublado na manhã deste domingo não impediu a reunião de centenas de ciclistas em atividades de pedalada em Porto Alegre. Dois eventos alusivos foram organizados com o objetivo de promover a cultura esportiva e incentivar a prática que tem cada vez mais adesão do público.

Um deles foi a 6ª edição do Giro Itália na Praça Itália, bairro Praia de Belas. O tradicional passeio promovido pelo Consulado-Geral da Itália no Rio Grande do Sul teve duração de duas horas, com trajeto passando por avenidas como Praia de Belas, Loureiro da Silva, Paulo Gama, Mauá e Padre Cacique.

A atividade, que começou em 2019, faz parte da Giornata dello Sport Italiano nel Mondo, que busca promover a cultura esportiva do país em todo o globo. Loy Demari, assessora do Cônsul-Geral da Itália, afirma que a atividade tem tudo a ver com o “estilo italiano de de viver”. “O governo italiano propõe esses movimentos que são de promoção das excelências italianas. Na Itália, o ciclismo é muito desenvolvido. É um esporte querido pelo povo, muito praticado”, diz.

Alessandra Madoerin, 30 anos, levou seu filho Henrique, de três, para a pedalada. “Ele anda comigo desde a barriga”, conta a mãe, que pratica o exercício há cinco anos. “Tentei achar uma forma de emagrecer e acabei me apaixonando”, afirma. O casal Isabele Evers e Marcos Aurélio Souza pedalou pela primeira vez em conjunto, e levou a cachorra Tina, acostumada a sair junto na prática esportiva. “A gente põe na cestinha, vai no parque com ela, ela segue a gente na bike”, conta Isabele.

Ciclismo e meio ambiente

Porto Alegre também recebeu o 2º Pedal do Comando Ambiental na Usina do Gasômetro. A atividade aberta ao público marca as comemorações do Dia do Policial Militar Ambiental, em 21 de setembro, data em que também se comemora o Dia da Árvore. A ação propõe incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte e promover a conscientização ambiental, explica Rodrigo Gonçalves dos Santos, Comandante do Comando Ambiental da Brigada. “A atividade de fiscalização ambiental é muito mais do que apenas cumprir a lei. A gente tem a convicção de que a proteção ambiental visa a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, afirma.

A largada ocorreu em frente à Usina do Gasômetro. A escolha do local teve um propósito: foi um dos espaços símbolos da enchente de 2024. A chegada foi no Pontal Shopping, onde também foi preparada uma programação de educação ambiental, com exposições e apresentações da Brigada Militar, para estimular a conscientização do público quanto à preservação do meio ambiente. “Os eventos climáticos estão diretamente relacionados com os danos ambientais que a gente acaba cometendo. A gente também quer chamar atenção das pessoas para isso e ampliar a percepção para a necessidade de proteção do meio ambiente como forma de melhorar a qualidade de vida”, afirmou Santos.

Fonte: Correio do Povo

Últimas Notícias