Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Mais de 10 mil vagas de trabalho estão abertas no RS

Foto: Senai / Reprodução / CP

As agências Fgtas/Sine disponibilizam 10.055 oportunidades de emprego esta semana. Desse total 8.927 são permanentes, 1.079 temporárias, 16 para Jovem Aprendiz e 33 para estágio. Das ocupações disponibilizadas, 326 são exclusivas para pessoas com deficiência e 7.525 aceitam pessoas com deficiência.

Os interessados podem comparecer na unidade mais próxima com documento de identificação com CPF e foto. As vagas também podem ser consultadas pelo portal Emprega Brasil e aplicativo Carteira de Trabalho Digital. A relação de endereços das unidades está disponível no site.

Perfil das vagas abertas no RS
O setor econômico com mais oferta de trabalho é a indústria com 41% das vagas, depois aparecem os serviços com 26% e o comércio com 21%. Das vagas, 84% não exigem experiência e 35% não exigem escolaridade. Ainda em relação à escolaridade 20% das vagas exigem Ensino Médio completo e 19% exigem Ensino Fundamental completo. A remuneração varia de 1 a 1,5 salários mínimo em 59% das ofertas.

As agências com mais oportunidades no RS são: Nova Santa Rita (509), Butiá (380), Erechim (373), Pelotas (350) e Farroupilha (321).

As ocupações com mais demanda são: alimentador de linha de produção (2.383), operador de caixa (394), auxiliar de logística (390), vendedor de comércio varejista (313), abatedor (285), faxineiro (271), atendente de lojas e mercados (247), repositor de mercadorias (206), auxiliar no processamento de fumo (200), servente de obras (190).

Porto Alegre e Região Metropolitana
Em Porto Alegre e Região Metropolitana, as agências têm 3,1 mil vagas de trabalho sendo 2.723 permanentes e 352 temporárias, 15 para Jovem Aprendiz e 10 estágios. Das ocupações disponibilizadas, 79 são exclusivas para pessoas com deficiência e 1.457 aceitam pessoas com deficiência.

O setor de serviços é o destaque com 37% das oportunidades, indústria com 32% e comércio com 18%. Com relação à experiência na função, 77% das vagas não exigem experiência e 14% não exigem escolaridade. Já para concorrer a 24%, é necessário ter Ensino Médio completo e, para 23%, Ensino Fundamental completo. A remuneração das oportunidades variam de 1 a 1,5 salários mínimos em 62% dos cargos.

As agências com mais vagas são: Nova Santa Rita (509), Porto Alegre (238), Sapucaia do Sul (212), Campo Bom (206) e São Leopoldo (1187).

As ocupações com mais vagas abertas são: alimentador de linha de produção (598), auxiliar de logística (344), vendedor de comércio varejista (93), atendente de lojas e mercados (88), armazenista (75), operador de caixa (75), servente de obras (72), técnico de vendas (61), faxineiro (54) e auxiliar nos serviços de alimentação (47).

Fonte: Correio do Povo

Últimas Notícias