Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

O Grande Encontro – Reconstruindo o Rio Grande chega às Missões

Crédito: Thiago Santos/Divulgação

Patrimônio da humanidade reconhecido pela UNESCO, as históricas Ruínas de São Miguel Arcanjo serão palco de um evento que promete emocionar o público com grandes nomes da música tradicionalista gaúcha. No dia 27 de setembro, às 19h, será apresentado o Grande Encontro – Reconstruindo o Rio Grande, iniciativa patrocinada pelo Banrisul e pela Rio Grande Seguros e Previdência.

A escolha do local não foi por acaso: as Ruínas de São Miguel Arcanjo são conhecidas internacionalmente como um símbolo da preservação do patrimônio e da memória, ícone da importância de manter vivas as raízes culturais locais. O espetáculo faz parte das celebrações pelo aniversário de 97 anos do Banrisul, comemorado em setembro.

O evento contará com a participação de renomados artistas gaúchos, como Elton Saldanha, Neto Fagundes, Ernesto Fagundes, Shana Müller, Joca Martins, Daniel Torres, Gilberto Monteiro, Érlon Péricles, Ângelo Franco, Analise Severo, Cristiano Quevedo, Maria Alice e Jean Kirchoff.

Com entrada franca e espaços acessíveis, o espetáculo garantirá a adaptação da estrutura para respeitar e preservar esse importante patrimônio histórico. O Grande Encontro – Reconstruindo o Rio Grande nas Missões encerra a turnê itinerante que reuniu milhares de expectadores em Porto Alegre, Capão da Canoa, Santa Maria, Uruguaiana, Caxias do Sul, Pelotas e Passo Fundo. A edição anual do espetáculo ainda ocorrerá no Auditório Araújo Vianna, em Porto Alegre, no dia 04 de novembro, reunindo cerca de 70 artistas gaúchos.

O Grande Encontro

Idealizado por Patineti, renomado produtor musical que descobriu Elis Regina e foi um dos criadores do programa Galpão Crioulo, o espetáculo é também uma homenagem ao seu legado. Patineti faleceu no ano passado, mas deixou um projeto sólido, agora conduzido por seu filho, Caetano dos Anjos, que assumiu a missão de dar continuidade ao trabalho do pai. 

“O apoio à cultura é um compromisso que o Banrisul assume com orgulho. A música tradicionalista é uma das expressões mais autênticas da alma gaúcha, e iniciativas como O Grande Encontro mantêm viva essa herança. Patrocinar esse projeto é também uma forma de homenagear o legado de Patineti e fortalecer os laços com a nossa gente”, afirma Fernando Lemos, presidente do Banrisul.

Consagrado como “Espetáculo do Ano” no Prêmio Açorianos de Música em 2013, ano de lançamento, e listado entre os Top 10 Melhores Shows do Ano pelo jornal Zero Hora, O Grande Encontro reafirma sua relevância e atualidade ao emocionar novas gerações com a força da música tradicionalista do nosso estado.

Últimas Notícias