
O SENGE-RS realiza o 28º Painéis da Engenharia, trazendo à pauta um dos temas mais urgentes da atualidade: “Desafios e Soluções para a Agricultura frente ao contexto das mudanças climáticas”. O evento será realizado nesta quinta-feira (25/09), a partir das 14h, no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre.
Com credenciamento a partir das 13h, a participação é gratuita e serão arrecadadas doações de alimentos não perecíveis para entidades assistenciais. Inscrições podem ser feitas no link: https://www.sympla.com.br/evento/desafios-e-solucoes-para-a-agricultura-frente-ao-contexto-das-mudancas-climaticas/3070632?referrer=senge.org.br.
Especialistas e profissionais do setor discutirão estratégias de adaptação e inovação, explorando temas como irrigação sustentável, controle de enchentes e agricultura de precisão.
A palestra inaugural será conduzida pelo climatologista Francisco Eliseu Aquino, professor da UFRGS e coordenador de projetos científicos na Antártica, com o tema “O Rio Grande do Sul e a aceleração das mudanças climáticas”. Aquino irá contextualizar os efeitos das mudanças climáticas no Estado e os cenários projetados para as próximas décadas.
Na sequência, o painel temático “Raízes do amanhã: A agricultura e o futuro climático”, mediado pelo engenheiro agrônomo Gervásio Paulus (EMATER-RS), irá abordar soluções técnicas e científicas para uma agricultura mais resiliente. Participam do debate:
Walkyria Bueno Scivittaro, engenheira agrônoma, pesquisadora da Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS), membro permanente da Plataforma Carbono da Embrapa e pesquisadora do INCT Agricultura de Baixa Emissão de Carbono, apresentando a visão institucional sobre as mudanças climáticas no campo;
Amanda Posselt Martins, engenheira agrônoma, professora da UFRGS e pesquisadora do INCT em Agricultura de Baixa Emissão de Carbono, com foco em sistemas integrados de produção;
Joe Valle, engenheiro florestal e pioneiro na agricultura orgânica no Brasil, com o relato da experiência da Fazenda Malunga (DF), referência nacional em sustentabilidade.
Após as exposições, será aberto um debate entre os palestrantes, seguido de um coffee de encerramento às 17h.