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Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

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Porto Alegre ganha seu primeiro ônibus elétrico articulado com capacidade máxima de 150 passageiros

Foto: Alex Rocha/PMPA/Divulgação

Porto Alegre ganhou, na manhã desta sexta-feira, seu primeiro ônibus elétrico articulado. Com 146 lugares e capacidade para aumento até 150, a partir de ajustes além de autonomia de até 250 quilômetros com uma única carga, o veículo, cuja circulação evita a emissão de 101 toneladas de CO2 equivalente por ano, entrará em fase de testes em breve, em linha ainda não definida.

A entrega foi acompanhada pelo prefeito Sebastião Melo, secretários municipais, representantes de empresas do transporte coletivo e do consórcio formado por uma parceria entre as empresas Eletra, Mercedes-Benz, Caio e WEG, que cedeu o veículo para os testes. Ele tem o mesmo layout dos ônibus elétricos que já circulam pela cidade, com cores predominantemente verde e roxa.

Ainda, Melo anunciou que enviará à Câmara Municipal o projeto para aquisição de mais 100 ônibus elétricos via Fundo Clima do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), dos quais cerca de 70 serão articulados, em um empréstimo próximo de R$ 500 milhões. Conforme o prefeito, a partir da contratação, haverá um período de carência de 30 meses, com os pagamentos feitos em até 16 anos.

“Não é doação de ninguém, é um programa do BNDES que várias prefeituras estão adotando. Não mandamos antes (o projeto) porque tínhamos de trabalhar o equilíbrio fiscal deste processo”, disse Melo. “O Brasil tem de fazer uma transição para energia limpa. Começamos, no governo passado, comprando 12 ônibus elétricos para sinalizar que este é um caminho sem volta. Esta precisa ser uma política de município, e não de governo”, acrescentou.

A Capital já tem 12 ônibus do projeto-piloto de eletrificação da frota, em três linhas 100% elétricas: E178 – Praia de Belas, E378 – Integradora e E703 – Vila Farrapos. Desde agosto de 2024, eles já transportaram 1,2 milhão de passageiros. De acordo com a SMMU, a substituição do diesel evitou a emissão de 874,02 toneladas de gases poluentes, o equivalente à queima de 263.276 litros de combustível fóssil, além de gerar economia de aproximadamente R$ 1 milhão em custos de operação.

“É um grande sucesso. Evidentemente, com a chegada dos articulados, e com a aquisição do empréstimo, a gente espera avançar mais com estes resultados. Este veículo vai trazer muito mais benefícios do que os padrões, em termos de emissão e também de captura de carbono”, afirmou o secretário municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), Adão de Castro Júnior.

Fonte: Felipe Faleiro / Correio do Povo

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