
A nova diretoria da Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS), presidida pelo empresário bageense Lindonor Peruzzo Junior, toma posse oficialmente em cerimônia na noite desta terça-feira, 16, em Porto Alegre, com uma série de frentes de trabalho que pretendem atualizar, fortalecer e democratizar a entidade. Com mandato programado até o final de 2027, a nova nominata assume a Associação após um acordo resultante do empate histórico nas eleições da instituição, que tinha o ex-presidente Antônio Cesa Longo, há 22 anos no comando da AGAS, como concorrente.
“Construímos um formato que manteve o ex-presidente Longo até a Expoagas, e nos entregou o comando a partir de setembro. Temos muito respeito pelas diretorias anteriores, mas entendemos que chegou o momento de oxigenar e trazer mais engajamento político e pertencimento aos associados”, explica Peruzzo Junior.
O dirigente representa um setor que O setor faturou R$ 69.8 bilhões no ano passado, representando 9,1% do PIB Estadual, segundo o Ranking AGAS 2024. Ao todo, as 7,2 mil lojas de supermercados gaúchas empregam diretamente 172 mil pessoas, e recebem quatro milhões de clientes por dia.
A meta é chegar a mil empresas supermercadistas associadas já no primeiro ano de gestão – hoje, são pouco mais de 200 –, através de um programa de mapeamento, inclusão e engajamento de novos supermercados nas atividades da AGAS. A palavra de ordem da nova gestão, segundo Peruzzo Junior, é justamente o “pertencimento”, congregando empresas de todos os tamanhos e das mais diferentes localidades gaúchas em uma agenda de eventos, capacitações e informativos periódicos que vão auxiliar os associados na tomada de decisões centrais aos seus negócios.
“Alguns temas são de primeira ordem para o setor, comoé o caso da Reforma Tributária, que está chegando em janeiro e para a qual a esmagadora maioria dos supermercados não está preparada. Além disso, a inflação acima da meta do Banco Central, o câmbio instável e totalmente suscetível a choques externos e questões políticas, e a Taxa Selic em um patamar estratosférico comprometendo os investimentos, todos estes fatores deverão desacelerar ainda mais o crescimento do País em 2026, o que nos traz um cenário desafiador”, sublinha o presidente. Segundo ele, uma prioridade das primeiras semanas será a contratação de uma assessoria econômica, que norteará a tomada de decisões e trará subsídios e tendências aos associados.
Segundo Peruzzo Junior, além do apoio técnico de uma assessoria jurídica e governamental atuante, a ideia é descentralizar o trabalho de relacionamento, fazendo com que os supermercadistas associados sejam interlocutores da entidade em seus municípios e regiões.
“Queremos construir uma AGAS mais forte politicamente, e ao mesmo tempo mais inclusiva e participativa. Uma das mudanças que definimos junto à diretoria antiga prevê, inclusive, que a partir de agora o estatuto da entidade só permita uma reeleição, democratizando o comando e possibilitando que novas lideranças tragam seus projetos para a Associação”, explica.
EVENTOS
Após o evento de posse oficial, a nova diretoria da AGAS tem pelo menos outros dois grandes encontros do setor supermercadista já marcados para a reta final de 2025: a 62ª Convenção Regional de Supermercados, que ocorrerá nos dias 28 e 29 de outubro em Tramandaí, e o Carrinho AGAS 2025, marcado para 18 de novembro, no Grêmio Náutico União, na Capítal.
“Para a feira do Litoral, já estamos garantindo uma ampliação de 30% no número de expositores, além de franquear estadia para todos os diretores e compradores de supermercados associados à AGAS de todo o Estado. A intenção é tornar este evento efetivamente um encontro de negócios, garantindo às empresas regionais o abastecimento para a alta temporada de vendas, mas também levando as oportunidades da feira a supermercados de outros pontos do Rio Grande”, projeta Peruzzo Junior.