Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Nova diretoria de AGAS quer aumentar número de associados

A nova diretoria da Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS), presidida pelo empresário bageense Lindonor Peruzzo Junior, toma posse oficialmente em cerimônia na noite desta terça-feira, 16, em Porto Alegre, com uma série de frentes de trabalho que pretendem atualizar, fortalecer e democratizar a entidade. Com mandato programado até o final de 2027, a nova nominata assume a Associação após um acordo resultante do empate histórico nas eleições da instituição, que tinha o ex-presidente Antônio Cesa Longo, há 22 anos no comando da AGAS, como concorrente. 

“Construímos um formato que manteve o ex-presidente Longo até a Expoagas, e nos entregou o comando a partir de setembro. Temos muito respeito pelas diretorias anteriores, mas entendemos que chegou o momento de oxigenar e trazer mais engajamento político e pertencimento aos associados”, explica Peruzzo Junior.

O dirigente representa um setor que O setor faturou R$ 69.8 bilhões no ano passado, representando 9,1% do PIB Estadual, segundo o Ranking AGAS 2024. Ao todo, as 7,2 mil lojas de supermercados gaúchas empregam diretamente 172 mil pessoas, e recebem quatro milhões de clientes por dia.

A meta é chegar a mil empresas supermercadistas associadas já no primeiro ano de gestão – hoje, são pouco mais de 200 –, através de um programa de mapeamento, inclusão e engajamento de novos supermercados nas atividades da AGAS. A palavra de ordem da nova gestão, segundo Peruzzo Junior, é justamente o “pertencimento”, congregando empresas de todos os tamanhos e das mais diferentes localidades gaúchas em uma agenda de eventos, capacitações e informativos periódicos que vão auxiliar os associados na tomada de decisões centrais aos seus negócios.

“Alguns temas são de primeira ordem para o setor, comoé o caso da Reforma Tributária, que está chegando em janeiro e para a qual a esmagadora maioria dos supermercados não está preparada. Além disso, a inflação acima da meta do Banco Central, o câmbio instável e totalmente suscetível a choques externos e questões políticas, e a Taxa Selic em um patamar estratosférico comprometendo os investimentos, todos estes fatores deverão desacelerar ainda mais o crescimento do País em 2026, o que nos traz um cenário desafiador”, sublinha o presidente. Segundo ele, uma prioridade das primeiras semanas será a contratação de uma assessoria econômica, que norteará a tomada de decisões e trará subsídios e tendências aos associados.

Segundo Peruzzo Junior, além do apoio técnico de uma assessoria jurídica e governamental atuante, a ideia é descentralizar o trabalho de relacionamento, fazendo com que os supermercadistas associados sejam interlocutores da entidade em seus municípios e regiões. 

“Queremos construir uma AGAS mais forte politicamente, e ao mesmo tempo mais inclusiva e participativa. Uma das mudanças que definimos junto à diretoria antiga prevê, inclusive, que a partir de agora o estatuto da entidade só permita uma reeleição, democratizando o comando e possibilitando que novas lideranças tragam seus projetos para a Associação”, explica.

EVENTOS

Após o evento de posse oficial, a nova diretoria da AGAS tem pelo menos outros dois grandes encontros do setor supermercadista já marcados para a reta final de 2025: a 62ª Convenção Regional de Supermercados, que ocorrerá nos dias 28 e 29 de outubro em Tramandaí, e o Carrinho AGAS 2025, marcado para 18 de novembro, no Grêmio Náutico União, na Capítal. 

“Para a feira do Litoral, já estamos garantindo uma ampliação de 30% no número de expositores, além de franquear estadia para todos os diretores e compradores de supermercados associados à AGAS de todo o Estado. A intenção é tornar este evento efetivamente um encontro de negócios, garantindo às empresas regionais o abastecimento para a alta temporada de vendas, mas também levando as oportunidades da feira a supermercados de outros pontos do Rio Grande”, projeta Peruzzo Junior.

Últimas Notícias