Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

MRV abre mais de 100 vagas em canteiros de obras no RS    

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: Construcao.png

O mercado de trabalho no Brasil vive seu melhor momento, com a menor taxa de desemprego em mais de uma década. Em sintonia com o cenário positivo, a MRV, maior construtora da América Latina e integrante do grupo MRV&CO, anuncia a abertura de mais de 970 vagas em canteiros de obras em cerca de 60 cidades brasileiras. No Rio Grande do Sul, são mais de 100 postos de trabalho em seis empreendimentos, abrangendo Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo.

As oportunidades são para profissionais com experiência mínima de seis meses na construção civil, com destaque para os cargos de montador, pedreiro e pintor, que concentram o maior número de vagas. Há oportunidades também para ceramistas, azulejista, encanadores, eletricistas, carpinteiros, armadores, serventes, gesseiros (inclusive drywall), entre outros.

“Essas contratações reforçam o compromisso da MRV com o desenvolvimento socioeconômico das regiões onde atua e com a geração de empregos diretos nas comunidades locais”, afirma Thiago Mendonça, diretor de Produção da MRV.


Além de salário compatível com o mercado, vale-transporte, a empresa oferece ao colaborador o programa Ser Sangue Verde, que conta com iniciativas exclusivas como: condições especiais para a compra do imóvel na companhia e acompanhamento psicológico, entre outros. Além do Acolher que permite uma rotina de trabalho mais flexível para pai, mãe ou responsável legal de Pessoas com Deficiência (PCDs), transplantados ou com doenças degenerativas.

Os interessados devem se inscrever na página Carreiras, disponível no site da MRV&CO, ou entrar em contato com Marcia Nis pelo whatsapp(51) 99012.7846. O início do trabalho é imediato.

MRV e Senai-RS: qualificação na construção civil

Com o objetivo de incentivar a formação profissional e ampliar oportunidades no setor da construção civil, a MRV&CO e o Senai-RS firmaram parceria para oferecer cursos de aprendizagem industrial voltados a jovens de 14 a 23 anos.

A iniciativa contempla as formações: Edificação Predial e Eletricista Predial. As aulas teóricas acontecem em unidades do Senai em Porto Alegre, e os estudantes também terão a possibilidade de aplicar os conhecimentos na prática, diretamente nas obras. Além da capacitação, os participantes recebem uma série de benefícios: remuneração de até um salário-mínimo, vale-transporte, auxílio alimentação e lanche no local de trabalho. Ao final do programa, há ainda a possibilidade de efetivação, ampliando as chances de inserção no mercado.

Para o curso de Edificação Predial, a escolaridade mínima exigida é o Ensino Fundamental Incompleto, com aulas no Senai Automotivo, no bairro Rubem Berta. Já para o curso de Eletricista Predial, os candidatos precisam estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio. As aulas acontecem no Instituto Senai de Tecnologia em Alimentos e Bebidas, no bairro Navegantes.

“A parceria com o Senai-RS reforça o compromisso da construtora em promover oportunidades de formação e crescimento profissional para jovens, ao mesmo tempo em que contribui para o desenvolvimento da construção civil no estado”, avalia Thiago Mendonça.

As inscrições estão abertas até o dia 24 de setembro de 2025, e as aulas têm início previsto para 20 de outubro de 2025. As inscrições podem ser feitas neste site.

Últimas Notícias