Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Canoas inaugura unidade de saúde João de Barro e qualifica atendimentos

A nova localização permite melhor acesso para mais usuários, pois agora ele se encontra em uma área mais central | Foto: Vinícius Thormann / Prefeitura de Canoas / CP

Foi inaugurada no final de semana a unidade de saúde João de Barro, no bairro Niterói, em Canoas. Com um investimento de R$ 2,78 milhões, a atual edificação conta com três equipes de Estratégia de Saúde da Família, uma equipe odontológica e oito agentes comunitários de saúde que iniciaram os atendimentos já a partir desta segunda-feira. Além disso, a unidade conta ainda com três agentes de endemias responsáveis pelo controle e prevenção de doenças endêmicas no território, atuando para garantir a saúde coletiva. O horário de atendimento vai até às 17h.

O prefeito de Canoas, Airton Souza, garante que a unidade foi construída pensando na comunidade local, para que ela realmente tenha acesso digno e atendimentos qualificados. “A entrada do sistema começa pela unidade de saúde. Aqui os trabalhadores têm carinho, empatia e gestão humanizada, com acolhimento.” Airton afirmou que o município tem colocado 30% de recursos na saúde, o dobro do exigido constitucionalmente.

O vice-prefeito, Rodrigo Busato, destacou a importância da inauguração e o impacto diante dos desafios impostos pela enchente. “Depois de todas as dificuldades que Canoas enfrentou com a enchente e os desafios financeiros, essa conquista ganha ainda mais valor. Com esse novo espaço, ampliamos a qualidade do atendimento e mostramos que o caminho daqui precisa ser de mais entregas e mais compromisso com a população.”

Hoje é um dia de celebrar. Já no primeiro ano após a enchente, estamos conseguindo avançar em várias áreas do governo. Essa é mais uma prova de que, com trabalho conjunto, conseguimos transformar a cidade. Nada se faz sozinho, tudo se faz a muitas mãos.”

A secretária municipal de Saúde, Ana Boll, diz que a nova localização permite melhor acesso para mais usuários, pois agora ele se encontra em uma área mais central. Raquel Caetano, presidente da Fundação Municipal de Saúde de Canoas, disse que este é um marco histórico para a comunidade, que há décadas recebia atendimento em um espaço adaptado, mas que agora ganha uma sede própria.

“Estruturada e acolhedora, preparada para atender com dignidade e qualidade milhares de habitantes desta região. A nova unidade é símbolo de cuidado, de proximidade e de compromisso com a vida. Ela representa o esforço coletivo de gestores e todas as suas equipes, que caminham juntos pela promoção da saúde.”

Fernanda Bassôa/Correio do Povo

Últimas Notícias