
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga nesta sexta-feira, 12, um indicador sobre o esforço inovativo das empresas brasileiras com 100 ou mais pessoas ocupadas das indústrias extrativas e de transformação, relativo a 2023. O indicador aponta que, em 2023, as empresas industriais com 100 ou mais pessoas ocupadas investiram 0,70% de sua receita liquida de vendas em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), somando 38,3 bilhões de reais. Em 2022, esse indicador foi de 0,65% (36,9 bilhões de reais).
Chamada Dispêndios internos em Pesquisa e Desenvolvimento Empresarial em relação à Receita , a pesquisa do IBGE mescla dados da Pesquisa Industrial Anual – PIA EMPRESA e da PINTEC Semestral 2023: Indicadores básicos, e é realizada em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Segundo o IBGE, a divulgação pelo segundo ano consecutivo desse importante indicador de intensidade de gastos em P&D pelas médias e grandes empresas industriais permitirá ajustes nas políticas públicas e estratégias empresariais, de forma a fortalecer o sistema estatístico nacional de ciência, tecnologia e inovação.
DESTAQUES
Os destaques setoriais, com taxa acima da média da indústria total, foram: Fabricação de produtos farmoquímicos e farmacêuticos (4,06%), Fabricação de outros equipamentos de transporte (2,46%), Fabricação de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (1,71%), Fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias (1,31%), Fabricação de produtos diversos (0,91%), Fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (0,90%), Fabricação de artigos de borracha e plástico (0,81%), Fabricação de máquinas e equipamentos (0,72%) e Preparação de couros e fabricação de artefatos de couro, artigos de viagem e calçados (0,69%).
Já na outra ponta, Fabricação de bebidas (0,06%), Manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos (0,11%) e Fabricação de produtos alimentícios (0,19%) foram os que tiveram a menor proporção desses dispêndios em relação à RLV.
Em 2023, as empresas com 500 ou mais pessoas ocupadas investiram 0,74% da receita líquida de vendas em P&D interno. Já as empresas de 100 a 249 pessoas ocupadas e de 250 a 499, implementaram menor esforço para inovar, 0,54% e 0,52%, respectivamente.
O indicador de investimento em P&D é obtido pela razão entre os dispêndios em Pesquisa e Desenvolvimento internos e a receita apurada pelas empresas. Os dados de receita referem-se à receita líquida de vendas obtida na PIA-Empresa.