Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Santa Maria destaca-se como polo de inovação e sedia ELI Summit RS em setembro

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: Inovacao.jpg

Nos dias 22 e 23 de setembro, Santa Maria recebe a edição gaúcha e anual do ELI Summit. Promovido pelo Sebrae RS, o evento reunirá os ecossistemas de inovação do Estado para integrar atores da quádrupla hélice – governo, empresas, academia e sociedade civil – fomentando a troca de experiências, o conhecimento técnico e as boas práticas para o fortalecimento dos ambientes de inovação. São esperadas cerca de três mil pessoas.

Durante a Semana da Inovação, que vai até 26 de setembro, Santa Maria promete ser o centro das atenções no cenário do Rio Grande do Sul. A cidade vai sediar ainda o Santa Summit, a partir de 24 de setembro. Promovido pelo Sebrae RS, Agência de Desenvolvimento de Santa Maria e Prefeitura Municipal de Santa Maria, o evento conecta lideranças, empreendedores, investidores e agentes dos ecossistemas para discutir, trocar experiências e inspirar soluções que impulsionam o desenvolvimento dos territórios.

“Reunimos atividades e palestrantes de peso para discutir o que já foi conquistado em diversas cidades do Rio Grande do Sul e do Brasil, mas também para olhar em frente, para que possamos continuar nesta jornada de inovação”, afirma Natalia Canever, gestora de Projetos de Inovação do Sebrae RS. 

De 24 a 26, será a vez do Santa Summit, que amplia a agenda com debates, networking e oportunidades para negócios emergentes. No primeiro dia, visitas técnicas exclusivas levarão os participantes para conhecer de perto alguns dos espaços e iniciativas que fazem a inovação acontecer em Santa Maria. A programação inclui ainda a Batalha de Startups, que será realizada pela primeira vez na cidade. 

A 3ª edição do Santa Summit tem como temática “Desenvolvimento Regional, Negócios e Inovação” e é realizado pela Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (Adesm), Sebrae RS, Inova Centro e Prefeitura Municipal. Os ingressos podem ser adquiridos de forma individual ou em formato de combo. As vagas são limitadas e a disponibilidade pode ser conferida no site: www.santasummit.com.br.

Todos os eventos da Semana da Inovação ocorrerão na Gare da Estação Férrea e prometem transformar ideias em conexões e soluções para todo o Rio Grande do Sul. No total, estão previstas 80h de conteúdos e 150 marcas envolvidas.

CONEXÃO

A programação do ELI Summit RS 2025 está dividida em dois palcos e conta com mais de 15 palestrantes de todo o país e do exterior, como o sociólogo colombiano Santiago Uribe, Diretor de Resiliência de Medellin; o professor Jorge Audy, Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da Tecnopuc; Barbara Maria Fritzen Gomes, Secretária de Inovação de Passo Fundo (RS); Luciana Malinsky, Conselheira do Instituto Ladies in Tech; a futurista e educadora Lu Bazanella, Co-fundadora da White Rabbit; entre outros. 

Os temas contemplam desde cases de sucesso e exemplos de outros municípios como Rio Grande, Alegrete, Santa Cruz do Sul, Ijuí, Caxias do Sul e Passo Fundo, até legislação, desenvolvimento territorial e indicação geográfica, por exemplo. Ao todo, são 14 horas de conteúdo sobre inovação no Rio Grande do Sul e no Brasil

Últimas Notícias